Procurar

"A IA vai ser tão ou mais impactante quanto os dados assimilados"

A responsável da Google Cloud Portugal, Sofia Marta, alertou esta quinta-feira para a importância da qualidade dos dados utilizados no treino de modelos de Inteligência Artificial (IA), de forma a aumentar a competitividade. 

"A IA vai ser tão ou mais impactante quanto os dados assimilados"

© Getty Images

Lusa
19/09/2025 15:00 ‧ há 1 semana por Lusa

Tech

Google Cloud Portugal

A responsável da Google Cloud Portugal, Sofia Marta, alertou esta quinta-feira para a importância da qualidade dos dados utilizados no treino de modelos de Inteligência Artificial (IA), de forma a aumentar a competitividade. 

 

"Há algo que se deve ter em atenção, a IA vai ser tão ou mais impactante, tendo em conta os dados que estiverem assimilados", afirmou a 'country manager' Google Cloud Portugal, acrescentando que a qualidade destes dados deve "ser uma das principais preocupações das organizações nos dias de hoje".

"Garantir uma casa arrumada em termos de dados, garantir, por exemplo, dados exclusivos, fazem com que de alguma forma se possa ter uma vantagem competitiva face à concorrência", disse Sofia Marta.

Nesta perspetiva, o presidente executivo (CEO) do Banco Português de Fomento, Gonçalo Regalado, considera que "Portugal tem hoje condições que são absolutamente diferenciadoras para ser uma das primeiras cinco 'gigafactory'". 

O CEO começa por explicar que nos últimos três anos, Portugal tem recebido muito investimento em centros de dados, o que impacta logística e industrialização. 

Para o responsável, características como a ligação submarina por cabos ou os preços energéticos competitivos, são dois fatores que contribuem para a posição ambiciosa do país nesta matéria.

Ambos os responsáveis participaram na conferência "Funsion: A devoteam conference", sob o mote "Como tornar a IA mais humana?" e partilharam experiências sobre como transformar ambição em resultados concretos, onde o foco estará na tensão entre o potencial transformador da IA e o que as empresas esperam alcançar. 

A iniciativa desenvolvida pela consultora tecnológica Devoteam decorreu esta quinta-feira no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e tem como objetivo debater formas de tornar a IA mais humana e útil para a sociedade.

Leia Também: China encerra investigação à Google em plena negociação comercial com EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10