Procurar

Rússia imita rede de verificação de factos para ampliar desinformação

A Rússia criou a 'Rede Global de Verificação de Factos (GFCN)', uma entidade financiada pelo Kremlin, que imita a Rede Internacional de Verificação de Factos para conseguir disseminar eficazmente mais desinformação, alerta a organização europeia EUvsDisinfo. 

Rússia imita rede de verificação de factos para ampliar desinformação

© Getty Images

Lusa
12/09/2025 13:38 ‧ há 3 horas por Lusa

Os mecanismos de verificação de factos são comummente utilizados por jornalistas e investigadores em todo o mundo, sendo essenciais na identificação e no combate da desinformação, bem como no fortalecimento dos regimes democráticos.

 

Contudo, "os atores de desinformação pró-Rússia tentaram corromper essa ferramenta para os seus próprios fins", criando 'sites' e organizações de falsos verificadores de factos, refere a EUvsDisinfo.

A organização europeia EUvsDinsifo revela a criação da "Rede Global de Verificação de Factos (GFCN)", uma entidade financiada pelo Kremlin, que pretende imitar, intencionalmente, a Rede Internacional de Verificação de Factos, uma organização legítima administrada pelo Instituto Poynter de Estudos de Media.

Lançado em abril deste ano, o 'site' da GFCN é já conhecido por disseminar desinformação, sendo que alguns dos seus administradores responsáveis estão sob sanções da União Europeia (UE), depois da invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

A organização russa produz vários tipos de conteúdo, por exemplo sobre desinformação e contas falsas automatizadas em redes sociais ('bots'), mas sempre numa "linha que reflete perfeitamente a justificação de Vladimir Putin", refere a organização.

Por exemplo, um vídeo publicado em julho no YouTube, intitulado "As principais fontes de notícias falsas", não cita nenhuma fonte que justifique a informação apresentada, afirmando que a "desinformação visa minar a estabilidade e a soberania do Estado".

O alerta para a existência desta rede já tinha sido noticiado pela Lusa em abril deste ano, quando uma investigação da plataforma espanhola Maldita concluiu que o objetivo da iniciativa russa "é reunir jornalistas de verificação que compartilham os seus pontos de vista e valores", o que entra em conflito direto com a metodologia dos verificadores de factos independentes.

A investigação salientou ainda que a rede russa não segue os princípios estabelecidos pela Rede Internacional de Verificação de Factos (IFCN) e a Rede Europeia de Padrões de Verificação de Factos (EFCSN), como a independência editorial e política ou transparência financeira e organizacional.

A EUvsDisinfo é composta por uma equipa de especialistas em desinformação, fazendo parte do serviço diplomático da UE.

Leia Também: Aumento de utilizadores europeus no Telegram levanta preocupações

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10