A Vodafone começou a apresentar uma nova publicação no TikTok na sua página na Alemanha e, para tal, recorreu a Inteligência Artificial generativa para criar uma figura feminina.
A notícia partilhada pelo site The Verge indica que esta publicidade surge para os utilizadores do TikTok na Alemanha e levou a algumas dúvidas entre os utilizadores da rede social.
“Não sei se quero uma Inteligência Artificial a dizer-me o que fazer aqui na aplicação e em outras redes sociais. A equipa responsável pelas redes sociais está de férias?”, perguntou um utilizador nos comentários de um dos vídeos onde foi usada Inteligência Artificial generativa. “Não estamos de férias, mas estamos a experimentar estilos diferentes”, respondeu a Vodafone, notando que decidiram experimentar criar uma publicidade com uma tecnologia que já faz parte do quotidiano de todos.
@vodafonedeutschland Jetzt Internet mit bis zu 1000 Mbit/s im Download für Dein Zuhause.
Originalton - vodafone_de
Uma tendência que não é de agora
Serve recordar que esta não é a primeira vez que vemos Inteligência Artificial generativa a ser usada para criar personalidades virtuais no espaço digital.
Falamos Milla Sofia, uma ‘influencer’ no Instagram descrita no site oficial do projeto como uma artista musical e modelo de 24 anos criada recorrendo a Inteligência Artificial. Esta ‘influencer’ virtual deu que falar em 2023 quando tinha apenas 30 mil seguidores mas, atualmente, conta já com 379 mil seguidores - o que espelha bem a popularidade deste tipo de uso para a Inteligência Artificial generativa.
Apesar de o site oficial do projeto ser claro no que diz respeito à forma como esta ‘influencer’ foi criada, muitos comentários indicam que as pessoas que seguem esta página podem não estar conscientes que a mulher representada nas publicações partilhadas no Instagram não existe.
“Sempre que vejo a tua beleza sinto que estou a ver a cena mais quente de um entusiasmante filme de amor”, pode ler-se num dos comentários. “És pura beleza, não precisas de mais nada para ser linda”, comentou outro utilizador do Instagram.
Dada a popularidade deste tipo de figuras femininas criadas com Inteligência Artificial, é altamente provável que mais empresas e marcas - e não somente a Vodafone - comecem a recorrer a esta tecnologia para gerar criar publicidades para partilharem nas redes sociais.
Leia Também: Google admite que pesquisa está em "rápido declínio" devido a IA