De acordo com a empresa holandesa, o acordo prevê um pagamento base de 17,4 mil milhões de dólares (aproximadamente 14,8 mil milhões de euros), com a possibilidade de a Microsoft ampliar os seus serviços em até dois mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros) adicionais.
A Nebius irá implementar as suas capacidades em várias fases ao longo de 2025 e 2026 até 2031 a partir do seu novo centro de dados localizado em Vineland (Nova Jérsia, nos Estados Unidos da América).
Segundo a agência noticiosa Europa Press, a empresa europeia espera financiar as despesas de capital associadas através de uma combinação do fluxo de caixa proveniente da operação, bem como com a emissão de dívida de curto prazo garantida pelo contrato.
"As cláusulas económicas do acordo são atraentes por si só, mas, mais importante ainda, o contrato também ajudará a acelerar ainda mais o crescimento do negócio de IA na nuvem em 2026 e além", afirmou o fundador e diretor executivo de Nebius, Arkady Volozh.
A Nebius fornece recursos a outras empresas, como companhias que desenvolvem IA, numa oferta que abrange capacidade de computação, armazenamento, e outros serviços e ferramentas para criar, afinar e correr modelos de IA.
Leia Também: Microsoft despediu pessoas que protestaram contra contratos com Israel