A Google veio a público desmentir uma série de relatos que davam conta que o serviço de e-mail Gmail havia sido alvo de um ataque informático. A situação teve até direito a um comunicado oficial da própria gigante tecnológica.
“Queremos assegurar os nossos utilizadores que as proteções do Gmail são fortes e eficazes. Foram partilhadas recentemente várias alegações imprecisas que afirmavam incorretamente que enviámos um aviso a todos os utilizadores do Gmail sobre um grande problema de segurança no Gmail. Isto é totalmente falso”, pode ler-se no comunicado da Google.
Como conta a Forbes, os relatos que circularam nos últimos dias apontavam para ataques em massa de ‘phishing’ aos 2,5 mil milhões de utilizadores do Gmail. O caso parece referenciar uma situação semelhante no final de junho em que a Google notificou pessoas afetadas por um ataque de ‘phishing’. No entanto, os relatos sobre tal ataque parecem agora ter tomado outras proporções que a gigante tecnológica diz que não se verificam.
“Apesar de os responsáveis por ataques de ‘phishing’ estejam sempre à procura de formas de se infiltrar nas caixas de entrada, as nossas proteções continuam a bloquear mais de 99,9% dos ataques de ‘phishing’ e de software malicioso que chegam aos nossos utilizadores”, diz a Google no comunicado. “É crucial que as conversas sobre este tema sejam precisas e baseadas em factos”.
Leia Também: Google deteta aumento de ciberataques para roubo de credencias do Gmail