O aumento significativo de chamadas e mensagens de ‘spam’ ou tentativas de burla nos últimos meses faz com que a experiência de usar o telemóvel tenha passado por uma deterioração. Ao ver uma chamada não atendida de um número desconhecido poderá até ter a tentação de devolver a chamada, constatando que era afinal um número falso.
Há na verdade algumas formas de verificar os números desconhecidos na origem das chamadas e mensagens que recebe, o que lhe permitirá saber se o número é falso ou pertence a alguém a quem deveria responder tão rapidamente como possível.
Tal processo deve ser sempre iniciado em ferramentas gratuitas como é o caso de motores de busca como o Google. Ao introduzir um número de telefone entre aspas no Google poderá fazer uma pesquisa mais precisa, com o motor de busca a devolver-lhe páginas que tenham aquele número associado.
Se tal não funcionar poderá sempre recorrer a redes sociais. Acontece que muitas pessoas decidem exibir as suas informações de contacto em plataformas como o Facebook, Instagram ou LinkedIn e, se pesquisar o número de telefone, há a probabilidade de ter algum resultado relevante.
Por outro lado, se nem o Google e redes sociais lhe oferecerem os resultados que procura, pode ser recorrer a outro tipo de serviços como é o caso do TrueCaller - uma aplicação gratuita disponível para Android e iOS que lhe permite não só bloquear chamadas e mensagens de spam, como ainda identificar números suspeitos anteriormente apontados como suspeitos pela base de dados criada pela comunidade do serviço.
Há, no entanto, algumas coisas que deve ter em mente antes de usar estes métodos. Tenha em mente que os resultados podem não ser os pretendidos uma vez que nem todos os números se encontram devidamente listados e identificados. De igual forma, deve estar consciente que os resultados podem não ser precisos, sobretudo se os serviços usados forem gratuitos.
Por último, saiba que este tipo de serviços muitas vezes exigem acesso à sua informação privada, como é o caso do nome, endereço de e-mail e, no caso de usar um serviço de identificação pago, até os seus dados de pagamento. Assim sendo, se decidir usar estes meios para identificar números desconhecidos, saiba que pode estar a dar em troca alguma informação pessoal sua.
Leia Também: Televisão 'premium' da Huawei terá processador de telemóvel