Procurar

WhatsApp corrige falha que permite ataques a utilizadores da Apple

Depois de corrigida esta vulnerabilidade, o WhatsApp está neste momento a informar pessoas que possam ter sido impactadas e, em alguns casos, sugere mesmo uma reposição dos dados de fábrica.

WhatsApp corrige falha que permite ataques a utilizadores da Apple

© Shutterstock

Miguel Patinha Dias
01/09/2025 08:43 ‧ há 1 dia por Miguel Patinha Dias

O WhatsApp anunciou que corrigiu uma vulnerabilidade de segurança na sua app nas versões disponíveis para iOS e Mac e que tinha como alvo utilizadores específicos da Apple.

 

A vulnerabilidade em questão estava a ser usada para realizar ataques ‘zero-click’, isto é, que não exigem que o utilizador pressione um ‘link’ ou tenha qualquer tipo de intervenção. Conta o responsável de segurança da AmnestyTech, Donncha Ó Cearbhaill, que a os ataques tinham como alvo pessoas que trabalham para instituições de caridade, organizações sem fins lucrativos e também jornalistas.

Conta o site PCMag que estes ataques estavam em andamento desde o final de maio e que este anúncio do WhatsApp surge pouco depois de a Apple anunciar no mês passado uma atualização de segurança para prevenir “um ataque extremamente sofisticado”.

O especialista em cibersegurança da AmnestyTech revela que o ataque em questão usava uma combinação destas duas vulnerabilidades, com o WhatsApp a estar agora em processo de informar utilizadores que possam ter sido vítimas desta vulnerabilidade detetada na sua app.

Sabe-se que, como solução, o WhatsApp tem recomendado a pessoas que podem ter sido impactadas a fazer uma reposição total das definições do telemóvel, garantindo assim que todo o sistema está ‘limpo’ e que os hackers não conseguem ter qualquer tipo de controlo do telemóvel.

Microsoft detetou falha de segurança crítica na IA da Apple

Microsoft detetou falha de segurança crítica na IA da Apple

A falha de segurança na Inteligência Artificial da Apple é considerada crítica por permitir que hackers obtenham informações pessoais e sensíveis dos utilizadores. Entretanto, a Apple diz que já corrigiu esta vulnerabilidade.

Miguel Patinha Dias | 06:30 - 31/07/2025

Leia Também: Chamada não atendida? WhatsApp vai dar-lhe opção de deixar 'voicemail'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10