A Google anunciou que está a trabalhar numa nova medida de segurança para os telemóveis Android que impedirá que os utilizadores instalem nos dispositivos aplicações não verificadas de outras lojas virtuais.
O objetivo desta medida destina-se a impedir que os utilizadores instalem software malicioso nos respectivos telemóveis e, numa recente análise feita pela empresa, a Google descobriu que lojas virtuais alternativas têm “50 vezes mais software malicioso” do que apps disponíveis através do Google Play.
Assim sendo, a Google exigirá que os developers de aplicações presentes em outras lojas virtuais têm de ser registadas por developers verificados de forma a ser instaladas em dispositivos Android certificados (ou seja, todos os que tenham serviços Google Play).
A gigante tecnológica comparou o processo de verificar as aplicações com a “apresentação de um documento de identificação no aeroporto”, notando que apenas verificará se a app foi verificada e não analisará o conteúdo.
Sabe-se que este processo começará por estar presente no no final de 2026 no Brasil, Singapura, Indonésia e Tailândia, com o lançamento global a seguir-se nos meses seguintes.
Leia Também: Telemóveis Android terão alertas sobre conteúdo sensível nas mensagens