O Instagram fez em julho algumas alterações à sua app e, uma delas, passou pela introdução de um novo separador na área dedicada a vídeos Reels. Este separador mostra os vídeos preferidos dos seus contactos, incluindo aqueles em que deram ‘like’.
Pode, no entanto, dar-se o caso de não querer que se saiba quais foram os vídeos que curtiu no Instagram e, nessa situação, terá de fazer alterações nas suas definições no Instagram.
Abaixo contamos-lhes como pode fazer para esconder a informação dos vídeos de que gostou no Instagram:
- Comece por entrar na aplicação do Instagram;
- Prima no ícone com a sua fotografia no canto inferior direito;
- Vá até ao canto superior direito a prima o ícone com os três traços horizontais;
- Na área Quem pode ver os teus conteúdos entre em Atividade no separador Amigos;
- Serão apresentadas as opções Seguidores que também segues e Ninguém;
- Ao escolher a opção Ninguém, estará a esconder os Gostos e comentários que faça nos vídeos e tal informação não aparecerá no separador Amigos do Reels;
As últimas novidades do Instagram
Além do separador dedicado a mostrar os vídeos favoritos dos seus amigos, o Instagram introduziu outras novidades na mais recente atualização da rede social.
Entre elas encontramos a opção de fazer Repost - uma funcionalidade semelhante ao Retweet do antigo Twitter (hoje em dia X) que permite partilhar publicações de outras pessoas para que sejam sugeridas aos seus seguidores.
Notar que será possível fazer ‘reposts’ tanto de vídeos Reels como de publicações partilhadas no ‘feed’, sendo que este tipo de publicação dará o crédito devido à página que partilhou o ‘post’ original.
Sublinhar que as publicações que sejam ‘repostadas’ são apresentadas para pessoas que não têm necessariamente de seguir a página de quem partilhou originalmente esta publicação, o que o Instagram diz ser “uma nova oportunidade de alcançar mais pessoas sempre que crias algo que valha a pena partilhar”.
Esta funcionalidade já se encontra disponível no Instagram sob forma de um novo botão abaixo das publicações, entre os comentários e capacidade de partilhar algum ‘post’ por via de uma mensagem direta. Notar que, ao fazer um 'repost', será adicionado um novo separador ao seu perfil onde poderá ver todas as publicações a que fez 'repost'.
Além do Repost, a empresa também anunciou o Instagram Map - uma funcionalidade atribuída ao Snapchat e que permite aos utilizadores partilharem com amigos a última localização ativa (sempre que abre o Instagram).
O Instagram nota que esta funcionalidade pode ser desativada a qualquer momento e que os utilizadores poderão sempre controlar as pessoas que podem ter acesso à sua localização. No entanto, a rede social nota que poderá ser usada por criadores de conteúdos e utilizadores do Instagram que queiram exibir alguns dos seus locais favoritos.
Ao estar num local com esta funcionalidade ativada, serão exibidas as Stories, publicações e Reels que sejam partilhadas nesta região. O Instagram Map será apresentado no topo das mensagens diretas e já se encontra disponível nos EUA, com o Instagram a adiantar que será lançado em mais regiões num futuro próximo.
Leia Também: Vídeos do Facebook e Instagram podem agora ser traduzidos com IA