"O golpe imita atividades legítimas do TikTok Shop através de anúncios falsos, perfis fictícios e conteúdo gerado por IA, enganando os utilizadores para que interajam e, assim, distribuam 'malware' ['software' maligno]", destacou a CTM360.
Segundo a informação disponível, as abordagens focam-se em anúncios enganadores com conteúdos gerador por Inteligência Artificial (IA), amplamente divulgados no Facebook e no TikTok imitando promoções reais para atrair utilizadores.
Os golpistas criam perfis fraudulentos, fingindo ser influenciadores ou participantes do programa de afiliados do TikTok Shop, para ganhar credibilidade e enganar os utilizadores com a plataforma falsa.
A CTM360 aponta que a fraude lucra ao enganar compradores e participantes, levando-os a depositar dinheiro por produtos ou comissões que nunca recebem, explorando, desta forma, a confiança do consumidor.
Neste sentido, é recomendado ter sempre atenção ao endereço de anúncios ou propagandas de perfis antes de clicar em qualquer ligação indicada, bem como instalar aplicações apenas através de lojas oficiais, como a App Store.
A autenticação de dois fatores também é outra possibilidade que permite maior segurança perante ataques de 'phisping'.
A CTM360 é uma plataforma de proteção contra riscos digitais que procura aumentar a segurança no ambiente 'online'.
Leia Também: TikTok vai servir para (muito) mais do que inspiração para viagens