A Comissão Europeia recebeu uma queixa de um grupo de nome Independent Publishers Alliance contra a Google - mais especificamente a propósito dos AI Overviews criados pelo motor de busca da gigante tecnológica.
Conta a Reuters que a queixa em questão acusa a Google de “uso indevido de conteúdo ‘web’ para as AI Overviews”, notando que esta funcionalidade “causou e continua a causar danos significativos a publicações de notícias sob forma de perda de tráfego, leitores e receitas”.
Serve recordar que estas AI Overviews apresentam sumários no topo dos resultados de pesquisa de forma a responder às questões colocadas pelos utilizadores, sendo que em grande parte dos casos estes sumários são gerados a partir de notícias, artigos e reportagens de jornalistas e órgãos de comunicação social.
Em reação a esta queixa, a Google afirma que a perda de tráfego pode não ser consequência direta da entrada em cena das AI Overviews, indicando que os sites “podem perder e ganhar tráfego por uma variedade de razões”.
Mais ainda, a Google posiciona as AI Overviews como uma funcionalidade que “cria novas oportunidades para que conteúdo e empresas sejam descobertos”, notando que “experiências de IA no Search permite às pessoas fazer ainda mais perguntas”.
Leia Também: Vodafone terá o Google One como oferta para novas adesões