Google e Apple receberam ordem para bloquear a DeepSeek na Alemanha

A entidade reguladora do país para a proteção de dados diz que a ferramenta de Inteligência Artificial não cumpre os requisitos para manter os dados dos cidadãos alemães em segurança. Google diz que já se encontra a analisar o pedido.

deepseek, empresa

© Getty Images

Miguel Patinha Dias
30/06/2025 09:15 ‧ há 4 horas por Miguel Patinha Dias

Tech

DeepSeek

A comissão para a proteção de dados da Alemanha ordenou a Google e a Apple remover das respectivas lojas virtuais uma das principais rivais do ChatGPT da OpenAI, nomeadamente a ferramenta de Inteligência Artificial (IA) chinesa DeepSeek.

 

A ordem dada pela comissária Meike Kamp cita preocupações com a forma como a DeepSeek lida com proteção de dados, indicando que a ferramenta transfere dados dos cidadãos europeus para a China de forma ilegal.

“A DeepSeek não foi capaz de providenciar à minha agência provas convincentes de que os dados dos utilizadores alemães está a ser protegido na China a nível equivalente ao da União Europeia”, afirmou Kamp de acordo com a Reuters. “As autoridades chinesas têm um grande direito acesso  a dados pessoais dentro da esfera de influência das empresas chinesas”.

A Apple ainda não comentou oficialmente a situação, mas a Google afirmou ter recebido o pedido da entidade reguladora alemã e diz que está agora a analisar o pedido. 

Serve recordar que a Alemanha não é o único país europeu a tomar medidas em relação à DeepSeek. A ferramenta de IA já foi bloqueada na Itália, o governo da Bélgica recomendou que os funcionários públicos não façam uso da DeepSeek e Espanha já pediu a grupos de direitos do consumidor que investigações possíveis ameaças que possam ser colocadas por esta plataforma.

A DeepSeek começou a ‘causar ondas’ no mundo da Inteligência Artificial no começo do ano, quando a empresa lançou um novo modelo que apresentava capacidades semelhantes a propostas como o ChatGPT com o que dizia ser um custo de investimento muito menor.

Leia Também: Irlanda desencoraja uso de modelos de IA generativa no setor público

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas