No próximo domingo, dia 18 de maio, realizam-se em Portugal as eleições legislativas e, para ajudar os eleitores a preparem-se de forma adequada e manterem-se atualizados com informações fidedignas, o TikTok lançou o Centro Eleitoral dentro da sua aplicação.
Diz o TikTok que este espaço foi “espaço projetado para conectar os utilizadores com informações certificadas, incluindo recursos oficiais da Comissão Eleitoral”, integrando até vídeos com alguns conselhos do Polígrafo.
Além deste Centro Eleitoral, o TikTok destaca por via de comunicado algumas das suas ações para combater informações falsas dentro da plataforma em Portugal.
A empresa indica que, entre 14 e 28 de abril, removeu mais de 275 peças “de conteúdo que violavam as políticas de integridade cívica e eleitoral, desinformação e conteúdo gerado por IA”, notando que mais de 98% desses conteúdos foram removidos sem qualquer denúncia dos utilizadores.
O TikTok acrescenta ainda que eliminou mais de 1,4 milhões de gostos falsos, mais de 942 mil pedidos de seguidores falsos e bloqueou a criação de mais de 7,400 contas de ‘spam’.
Por fim, também foram removidas mais de 45 mil contas falsas, mais de 390 mil gostos falsos e também 26 mil seguidores falsos.
Leia Também: Amnistia Internacional reforça alerta sobre conteúdos nocivos no TikTok