Procurar

Universidade de Aveiro participa em programa educativo aeroespacial

A Universidade de Aveiro (UA) foi selecionada pela Agência Espacial Europeia (ESA) para participar na edição de 2025 do "Concurrent Engineering Challenge", um programa educativo da área aeroespacial. 

Universidade de Aveiro participa em programa educativo aeroespacial

© iStock

Lusa
04/04/2025 15:19 ‧ há 6 meses por Lusa

Segundo a universidade, a partir de segunda-feira e até ao dia 11, estudantes de mestrado e doutoramento da UA terão a oportunidade de trabalhar num projeto espacial, simulando o ambiente de engenharia da ESA.

 

O evento, que decorrerá no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da UA, desafia os jovens engenheiros a desenvolver um sistema inovador para resolver um problema proposto pela ESA. 

Na experiência vão ser usadas metodologias e ferramentas idênticas às aplicadas em projetos reais da agência espacial.

Os estudantes da Universidade de Aveiro trabalharão em equipas multidisciplinares, colaborando e competindo com colegas da Cranfield University (Reino Unido) e do Politecnico di Milano (Itália). 

"O ambiente de trabalho simulará o ritmo e a exigência de uma missão espacial, proporcionando uma experiência prática que reforça competências técnicas e interpessoais essenciais para a indústria aeroespacial", adianta uma nota de imprensa da Universidade.

A participação da UA neste programa inclui o desenvolvimento de uma Concurrent Engineering Facility (CEF), um espaço equipado com software especializado que permite a conceção simultânea dos vários subsistemas de um satélite, metodologia de trabalho aplicada na ESA.

O diretor do mestrado em Engenharia Aeroespacial da UA, Pedro Casau, destaca como vantagens da iniciativa "a experiência prática em ambiente de engenharia colaborativa, o trabalho em equipas multidisciplinares e a exposição a tecnologias de ponta".

"Com esta participação, a UA reforça a sua posição como referência na formação em engenharia aeroespacial, oferecendo aos seus alunos uma experiência única que os aproxima do futuro da exploração espacial", conclui a nota de imprensa.

Leia Também: Aveiro e Braga mais expostos aos efeitos destrutivos da digitalização

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10