Procurar

Vietname autorizou uso da Starlink durante período experimental de 5 anos

O Governo vietnamita autorizou a SpaceX, detida por Elon Musk, a permitir que o seu fornecedor de Internet Starlink opere no Vietname durante um período experimental de cinco anos, com um máximo de 600 mil assinantes.

Vietname autorizou uso da Starlink durante período experimental de 5 anos

© Shutterstock

Lusa
27/03/2025 07:18 ‧ há 6 meses por Lusa

A decisão visa "melhorar a imagem do Vietname e atrair mais investimentos das principais empresas tecnológicas do mundo", segundo avançou a imprensa oficial do país.

 

Este teste-piloto "de investimento controlado em serviços de telecomunicações com infraestruturas de rede" faz do Vietname o quarto país do Sudeste Asiático - depois da Malásia, Filipinas e Indonésia - a autorizar as operações da Starlink "sem limitar a percentagem de participação dos investidores estrangeiros".

O documento explica que esta "tecnologia de satélites de baixa órbita" estará disponível em todo o país, em data ainda não anunciada, embora o Estado vá controlar a sua implementação para "garantir a defesa e a segurança nacionais".

A informação refere ainda que está previsto um máximo de 600.000 subscritores, num país com mais de 100 milhões de habitantes.

A este respeito, o primeiro-ministro Pham Minh Chinh deu instruções aos ministérios da Ciência e Tecnologia, da Defesa e da Segurança Pública para "desenvolverem um mecanismo de controlo do cumprimento da lei, dos requisitos e das condições de implementação do projeto-piloto".

O Vietname, que tem um excedente comercial bilateral com os EUA, está a tornar pública esta decisão dias antes de Washington anunciar quais os países e produtos que serão afetados por tarifas recíprocas, visando as nações que tributam os produtos americanos.

A rede de Internet de Musk é uma parte fundamental das ligações na Ucrânia, com infraestruturas críticas atacadas durante a invasão russa, onde é valorizada como um canal de comunicação seguro e estável, tanto para as forças armadas como para a população.

Segundo o site oficial da Starlink, esta rede de internet já está amplamente ativa em vários países do globo, incluindo Portugal, e prestes a ser implementada em muitos outros.

Contudo, fora da amplitude geográfica coberta por esta rede, ficam países como a Rússia, a China, a Coreia do Norte, o Irão, o Afeganistão, a Síria e a Bielorrússia.

Leia Também: Polémicas com Musk levam Itália a 'congelar' adoção da Starlink

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10