Procurar

Reino Unido diz ter "preocupações reais" sobre o TikTok

O Reino Unido disse hoje ter "preocupações reais" sobre a forma como os dados de milhões de britânicos poderiam ser utilizados pela rede social TikTok, sem no entanto falar de uma proibição como nos Estados Unidos.

Reino Unido diz ter "preocupações reais" sobre o TikTok

© Shutterstock

Lusa
23/01/2025 23:48 ‧ há 8 meses por Lusa

"Estou realmente preocupado com a participação acionista da TikTok. Estou muito preocupado com a utilização dos dados", declarou o ministro da Tecnologia, Peter Kyle.

 

Receando que Pequim possa aceder aos dados dos utilizadores ou tentar manipular a opinião pública a favor da China, o Congresso americano ordenou ao proprietário chinês do TikTok, a ByteDance, que vendesse as suas atividades nos Estados Unidos, sob pena de proibição, em nome da segurança nacional.

O prazo terminou no domingo e a aplicação deixou de estar acessível durante algumas horas nos Estados Unidos, mas Donald Trump, que voltou a ser presidente na segunda-feira, concedeu-lhe uma prorrogação de 75 dias.

No Reino Unido, Kyle não pediu a proibição do TikTok: "É um produto desejável", disse, afirmando que queria deixar "os jovens livres" e "encontrar o equilíbrio certo" em relação à aplicação.

"Pedimos cautela", mas "há muitas plataformas e emissoras tradicionais cujas decisões editoriais (também) levam a preconceitos", disse.

"Continuamos a monitorizar as ameaças aos nossos dados", disse à AFP um porta-voz do Departamento de Inovação e Tecnologia do Reino Unido.

"Não hesitaremos em tomar medidas, se necessário, para proteger a nossa segurança nacional", acrescentou.

O porta-voz explicou ainda que o governo continua a "dialogar com o TikTok, e outras empresas, para compreender as suas medidas para garantir a segurança dos dados do Reino Unido".

No Reino Unido, o serviço do TikTok "é fornecido por uma empresa registada (no Reino Unido), sujeita à lei britânica e regulada pelos reguladores britânicos", disse um porta-voz do TikTok à AFP.

Além disso, "a nossa empresa-mãe é maioritariamente detida por investidores internacionais, principalmente sediados nos Estados Unidos", acrescentou.

O TikTok insiste que o governo chinês não tem qualquer participação na ByteDance e recorda que investiu 10 mil milhões de libras (12 mil milhões de euros) na criação de um programa de segurança de dados no Reino Unido e na Europa continental.

Leia Também: Trump: "É assim tão importante espiar jovens a ver vídeos malucos?"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10