Portugal sobe para 35.º lugar no ranking de competitividade digital

Portugal ficou em 35.º lugar no Ranking Mundial de Competitividade Digital do IMD 2024, subindo uma posição face ao ano passado, depois de ter registado melhorias nas áreas de Conhecimento e Tecnologia, foi hoje divulgado.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
13/11/2024 23:05 ‧ há 4 semanas por Lusa

Tech

IMD 2024

Este estudo é produzido anualmente pelo Centro de Competitividade Mundial (WCC) do IMD e avalia 67 economias mundiais. Portugal já chegou a estar em 34.º lugar, em 2021, mas depois de uma queda em 2022, tem vindo a recuperar nos últimos dois anos.

 

"Apesar de piorar ligeiramente no fator Preparação para o Futuro (subdividido em agilidade empresarial, integração de IT, atitudes), Portugal melhora em dois dos três indicadores-chave que compõem o estudo: Conhecimento (talento, educação e formação, concentração científica) e Tecnologia (quadro regulatório, quadro tecnológico, capital)", explica o IMD, em comunicado.

O desempenho do país destaca-se pela positiva nas tecnologias de comunicação, nas leis de imigração (4.º), a proteção da privacidade por lei (5.º), a flexibilidade e capacidade de adaptação (8.º) e o rácio estudante-professor no ensino superior (12.º).

Por outro lado, Portugal tem um pior desempenho nos indicadores que avaliam a formação em contexto laboral (61.º), o uso de 'big data' e 'analytics' (61.º), o nível de experiência internacional dos trabalhadores (60.º), o capital de risco (57.º) e a banda larga móvel (55.º).

Este 'ranking' é liderado por Singapura, seguida pela Suíça e Dinamarca.

"As economias que equilibram uma governação forte, o avanço tecnológico e a adaptabilidade às tendências emergentes têm probabilidade de liderar a competitividade digital nos próximos anos", salienta o economista-chefe do WCC, Christos Cabolis, citado em comunicado.

Já os EUA desceram três posições e ocupam o quarto lugar, enquanto a China subiu cinco lugares, para a 14.ª posição.

Leia Também: Acordo europeu sobre competitividade da UE discutido hoje em Budapeste

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas