A Eutelsat fez uso de um foguetão Falcon 9 da SpaceX, empresa do magnata Elon Musk, para lançar 20 satélites, este domingo, a partir da Base Espacial de Vandenberg, na Califórnia. Trata-se da primeira operação desde a fusão com a OneWeb, que ocorreu no ano passado.
“Este é o primeiro lançamento de satélites da OneWeb desde a fusão. Lançaremos mais satélites nos próximos anos”, assegurou a CEO Eva Berneke em declarações à agência Reuters.
O grupo sediado em Paris conta com mais de 600 satélites em órbita terrestre baixa que se destinam a empresas de radiodifusão, de telecomunicações e a estações de rádio.
“Queremos integrar-nos no ecossistema das telecomunicações. Os satélites são um nicho interessante nos ecossistemas globais de conectividade, em que as empresas de telecomunicações são os grandes da classe e os satélites serão sempre uma parte mais pequena”, complementou a responsável.
A Eutelsat tem como clientes as operadoras de telecomunicações Orange, de França, e Telstra, da Austrália, estando em conversações com outros, como a AT&T, dos Estados Unidos. Espera, além disso, abertura por parte de países como a Índia e a Arábia Saudita.
Leia Também: SpaceX quer modificar rede Starlink para oferecer Internet mais rápida