Meteorologia

  • 12 OCTOBER 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 23º

App para telemóvel permite ver estacionamento disponível em Mangualde

A Câmara de Mangualde anunciou hoje o lançamento da aplicação MOVMangualdeAPP que permite ver no telemóvel, em tempo real, quais os lugares de estacionamento que estão disponíveis no centro da cidade.

App para telemóvel permite ver estacionamento disponível em Mangualde
Notícias ao Minuto

13:42 - 30/09/24 por Lusa

Tech Telemóvel

A MOVMangualdeAPP, que tem também outras funcionalidades, é uma das vertentes do projeto SmartParking (estacionamento inteligente), no âmbito do qual foram colocados sensores em cerca de 550 lugares, estando toda a informação reunida numa plataforma online.

 

O SmartParking representou um investimento de 319 mil euros e foi cofinanciado em 85 por cento pelo FEDER, no âmbito das Smartcities, enquadrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Mangualde.

Segundo o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, "a aplicação móvel é uma componente muito importante deste projeto, uma vez que, através da tecnologia, na palma da mão, será muito mais simples e fácil estacionar, revelando-se um forte contributo para a neutralidade carbónica".

Além da aplicação, foram instalados cinco painéis de informação nas entradas da cidade de Mangualde.

Marco Almeida explicou que, "após uma fase de testes bem-sucedida, estes equipamentos informativos já se encontram operacionais e também mostram, em tempo real, as diversas zonas de estacionamento e a respetiva disponibilidade de lugares".

"O facto de sabermos, em tempo real, a disponibilidade de estacionamento, irá contribuir para a diminuição de tráfego na zona central da cidade, encurtar o tempo de deslocação entre lugares e vermos reduzida a emissão de CO2", considerou.

No seu entender, "além disso, haverá ganhos para a saúde da população", uma vez que "será possível baixar os níveis de ansiedade e stress".

O projeto teve preocupações inclusivas, tendo sido colocados sensores em 22 lugares de mobilidade reduzida, que estão igualmente assinalados na aplicação móvel.

Marco Almeida frisou que também o comércio tradicional não foi esquecido, uma vez que a preocupação da autarquia é que ele seja "cada vez mais dinâmico".

"Foram contemplados 28 lugares de cargas e descargas, equipados com sensores, que otimizam, em tempo real, a disponibilidade de estacionamento dos veículos que transacionam mercadorias, um fator que realça o empreendedorismo e inovação do projeto", contou.

De acordo com a autarquia, a implementação deste projeto não motivou alterações no número de zonas pagas, que se mantêm as mesmas.

Leia Também: Próxima coluna da Apple pode ser mais avançada do que se espera

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório