NASA decidiu cancelar uma das suas missões mais promissoras

A missão VIPER tinha como objetivo procurar sinais de existência de água na Lua.

nasa, viper, espaço, lua, rover

© NASA

Miguel Patinha Dias
18/07/2024 09:54 ‧ 18/07/2024 por Miguel Patinha Dias

Tech

Espaço

A NASA anunciou a decisão de cancelar o desenvolvimento do Volatiles Investigating Polar Exploration Rover (VIPER), um projeto que tinha como objetivo fazer chegar ao lado mais afastado da Lua um rover que procuraria sinais de existência de água.

 

O VIPER chegou a ter lançamento previsto para o final de 2023 mas, depois de vários contratempos, a NASA decidiu adiar a descolagem da missão para setembro de 2025. No entanto, citando aumentos de custo, a agência espacial norte-americana decidiu cancelar o projeto por inteiro.

“A agência tem uma série de missões planeadas para procurar gelo e outros recursos na Lua nos próximos cinco anos. O nosso caminho a seguir aproveitará ao máximo a tecnologia e trabalho investidos no VIPER, preservando ao mesmo tempo fundos essenciais para apoiar nosso robusto portfólio lunar”, disse a administradora associada da diretoria de missões científicas da NASA, Nicola Fox.

Leia Também: Sonda solar da NASA atingiu velocidade 500 vezes superior à do som

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas