Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 28º

Google Maps remove fotografias da Áustria que ativistas criaram com IA

O Google Maps removeu dezenas de fotografias geradas através de inteligência artificial (IA) por ativistas ambientais para alertar para os futuros efeitos desastrosos das alterações climáticas em locais emblemáticos da Áustria.

Google Maps remove fotografias da Áustria que ativistas criaram com IA
Notícias ao Minuto

21:02 - 22/06/24 por Lusa

Tech Inteligência Artificial

O movimento Letzte Generation (Última Geração) publicou esta semana no Google Maps fotos reais de rios, lagos, montanhas ou glaciares, mas editadas com técnicas de IA como se tivessem sido tiradas em maio de 2070.

"Eliminámos as fotos porque não respeitam a nossa política", disse um porta-voz da Google à Agence France-Press (AFP), recordando "a proibição de conteúdos que não sejam baseados numa experiência real ou que não representem fielmente um lugar".

A ativista Marina Hagen-Canaval afirmou não estar surpreendida com a reação da gigante tecnológica, argumentando que a empresa "ignora a catástrofe climática, tal como as autoridades e as grandes empresas em geral".

O objetivo desta iniciativa era sensibilizar os turistas que recorrem à Google Maps para preparar as suas férias sobre os riscos das alterações climáticas, explicou.

"2070 não é um prazo assim tão distante para quem, como nós, tem entre 30 e 40 anos e tem boas hipóteses de ver com os próprios olhos", referiu.

Devido às emissões de gases com efeito de estufa geradas pelas atividades humanas, a temperatura média global na última década aumentou quase 1,2 graus celsius desde a era pré-industrial, num contexto de multiplicação e intensificação de ondas de calor mortais, secas e inundações devastadoras em todo o mundo.

Leia Também: Fotógrafo submete imagem real em categoria de IA. Foi a mais votada

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório