Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 32º

Devem os jovens ter smartphones? Pais de toda a Europa dizem 'não'

Conversa entre mães, num parque de Barcelona, ganhou proporções inesperadas.

Devem os jovens ter smartphones? Pais de toda a Europa dizem 'não'
Notícias ao Minuto

18:00 - 23/06/24 por Notícias ao Minuto

Tech Tecnologia

Pais de toda a Europa estão a recorrer ao WhatsApp e ao Telegraph para espalhar uma mensagem 'contra' o uso de smartphones em jovens até aos 16 anos.

Segundo esta comunidade, não basta apenas que as escolas proíbam o uso destes aparelhos, mas cabe também aos pais, em casa, fazer esta proibição.

Tudo começou num parque em Barcelona, quando Elisabet García Permanyer começou a discutir o assunto com outras mães. Depois disso, criou um grupo de chat, no outono passado, para partilhar informações sobre os perigos do acesso à Internet.

O grupo 'Adolescência Livre de Telemóveis', que pretendia ser um grupo só para a comunidade escolar dos seus filhos, rapidamente se expandiu, e atingiu proporções inesperadas.

O grupo conta agora  com 10 mil membros e as conversas no WhatsApp já 'saltaram' para a vida real.

O Governo espanhol, em janeiro, proibiu totalmente a utilização de smartphones nas escolas primárias. E também no Reino Unido e na Irlanda começam a  ser tomadas medidas no mesmo sentido, reporta o ABC News.

"Quando comecei isto, esperava apenas encontrar outras famílias que pensassem como eu, mas a coisa pegou e continuou a crescer, crescer e crescer", diz García Permanyer, afirmando que o seu objeto era adiar ao máximo o momento em que os filhos iam ter telemóvel e  que gostaria que eles não fossem os únicos jovens sem telemóvel.

Hoje congratula-se por perceber que entidades e autoridades estão cientes dos riscos e estão a tentar agir para proteger os mais novos de ficarem presos ao ecrã, com acesso a conteúdos que podem ser prejudiciais.

Leia Também: Estão a chegar os novos telemóveis com capacidades de IA generativa

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório