Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 25º

Afinal, Elon Musk quer deixar cair processo judicial contra OpenAI

Dono da Tesla e da SpaceX não especificou as razões para ter pedido o arquivamento do caso.

Afinal, Elon Musk quer deixar cair processo judicial contra OpenAI
Notícias ao Minuto

16:15 - 12/06/24 por Notícias ao Minuto

Tech OpenAI

Elon Musk, dono da Tesla e da Space X, deu entrada num tribunal da Califórnia, nos Estados Unidos, de um pedido para arquivar o processo legal que tinha aberto contra a empresa de inteligência artificial OpenAI e o seu líder, Sam Altman.

Segundo a cadeia britânica BBC, Musk não especificou as razões que o levaram a pedir o arquivamento do caso, que se arrasta há vários meses.

O pedido aconteceu, aliás, apenas alguns dias antes de o tribunal ouvir as declarações da OpenAI em prol de ver o caso fechado.

Os advogados de Musk apelaram ao arquivamento "sem prejuízos", no entanto, o processo poderá ser reativado posteriormente.

O caso foi apresentado perante tribunal em fevereiro deste ano, quando o dono da Tesla acusou a OpenAI - que ajudou a fundar em 2015 - de se ter desviado dos seus objetivos altruístas iniciais, focando-se, por outro lado, em gerar dinheiro.

A empresa tecnológica, dedicada à criação de ferramentas de inteligência artificial como a plataforma ChatGPT, argumentou, por sua vez, que Musk tinha apoiado, anteriormente, a ideia de ter uma estrutura com fins lucrativos, sugerindo mesmo uma fusão com a Tesla.

O caso tem gerado polémicas ao longo dos últimos meses e trocas de galhardetes. Esta semana, após a gigante Apple ter revelado uma parceria com a OpenAI para melhorar a função de assistência Siri com o 'chatbot' do ChatGPT, Musk tornou pública a sua opinião na rede social X (antigo Twitter), de que é dono: "A Apple não faz ideia o que acontece quando dás os teus dados à OpenAI. Estão a vender-vos ao desbarato".

Na mesma onda, Musk chegou a ameaçar banir os dispositivos da Apple, se a marca "integrar a OpenAI ao nível do sistema operacional". "É uma violação de segurança inaceitável", vaticinou.

Leia Também: ChatGPT sofre 'apagão', mas situação está a ser corrigida

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório