Foi identificado um novo exoplaneta que está a despertar a curiosidade e o interesse da comunidade astronómica. O exoplaneta chama-se Gliese 12 b, está a 40 anos-luz de distância e tem dimensões entre a Terra e Vénus.
O Gliese 12 b foi identificado recorrendo não só a telescópios na Terra como também ao satélite TESS da NASA, especialmente criado para estudar exoplanetas. O maior interesse da investigação está na atmosfera (ou na falta dela).
As observações feitas até ao momento estimam que o Gliese 12 b pode não ter atmosfera, mas também pode ter uma atmosfera semelhante à Terra ou uma atmosfera mais pesada como é o caso de Vénus. No entanto, dado que este exoplaneta orbita em volta de uma anã vermelha - uma estrela em ‘final’ de vida com uma temperatura mais baixa - pode ter as condições certas para permitir que seja habitado.
“O Gliese 12 b representa um dos melhores alvos para estudar se planetas da dimensão da Terra na órbita de estrelas menos quentes podem manter a atmosfera, é um passo crucial para avançar a nossa compreensão da habitabilidade dos planetas na galáxia”, afirmou um dos responsáveis pelo estudo, Shishir Dholaki.
Leia Também: NASA marca nova data para o lançamento da cápsula Starliner