Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Vila Gaming espera atrair atrair 40 mil pessoas a Óbidos

O Óbidos Gaming vai realizar-se na vila do distrito de Leiria entre os dias 04 e 12 de maio, num investimento de 450 mil euros através do qual a organização estima atrair 40 mil visitantes.

Vila Gaming espera atrair atrair 40 mil pessoas a Óbidos
Notícias ao Minuto

14:46 - 18/04/24 por Lusa

Tech Videojogos

O evento que "transforma uma vila medieval numa vila 'gaming'" vai realizar-se pelo segundo ano consecutivo, depois de "o impacto da primeira edição ter levado a autarquia a optar por repetir a iniciativa este ano", ao invés de manter a periodicidade bienal inicialmente prevista, explicou o vereador da modernização administrativa na Câmara de Óbidos, Telmo Félix.

Apresentado hoje, o Óbidos Vila Gaming representará 81 horas de evento espalhadas por 15 áreas da vila, onde os visitantes terão ao dispor "mais de 70 cadeiras de 'gaming', 50 consolas, 12 dispositivos VR, 10 simuladores, 70 monitores, 40 PCs e mais de 40 'arcades'".

Entre os dias 04 e 12 de maio serão realizados mais de 40 torneios, oito conversas e oito 'workshops' sobre questões ligadas àquela que é "a maior indústria do entretenimento" e o "entretenimento preferencial das novas gerações", afirmou Pedro Silveira, da organização, justificando que "um videojogo vende mais cópias do que qualquer música ou filme".

Na edição 2024, o certame irá contar com um salão de jogos dedicado aos anos 80 e 90, onde marcarão presença 'arcades' como o 'Pacman', 'Metal', 'Slug' ou 'Super Hang On'; uma zona dedicada aos videojogos, com alguns clássicos e as novidades mais recentes, e uma 'Esportes Arena', onde se realizarão torneios entre os principais jogadores portugueses, em jogos como CS, EA 'Sports FC 24' e 'Rocket League'.

A realidade virtual e a realidade aumentada contarão também com um espaço próprio onde o público poderá "viver diferentes experiências sem sair do lugar", entre as quais, segundo a organização, "vestir outra pele, conhecer diferentes partes do Universo e ser o herói de muitas aventuras".

Uma experiência imersiva que levará o público numa "experiência arrepiante, numa casa assombrada" ou um palco onde se poderá jogar e dançar com a família e amigos são outras das ofertas do certame, a par com uma área dedicada aos mais jovens, com jogos interativos, um estádio de futebol ou o 'Fortnite Bus'.

Na apresentação, realizada no Parque Tecnológico de Óbidos, a organização destacou ainda um espaço destinado aos 'retrogames' e o 'Tech Lab', um espaço de demonstração de projetos educativos na área do 'gaming', desenvolvidos em parceria pelo parque e pela Escola Josefa de Óbidos.

A parceria com o Parque Tecnológico de Óbidos será nesta edição marcada pelo "Game Dev Sessions", um evento que integra seis 'workshops' sobre a indústria dos videojogos, contando com a presença de algumas empresas do setor e abrindo aos jovens participantes a possibilidade de apresentarem os seus portefólios e tentar ser recrutados.

Para os interessados em participar no "Game Dev Sessions" será disponibilizado um autocarro que fará o percurso entre Óbidos, Caldas da Rainha e o Parque Tecnológico.

No evento participarão ainda cerca de 20 influenciadores nacionais como Pedro Tim ou Salvador Galeão.

Organizado pela empresa Óbidos Criativa, EM, o município de Óbidos, a empresa E2Tech e o parque Tecnológico de Óbidos, o Vila Gaming representa um investimento de 450 mil euros através do qual a organização estima atrair 40 mil pessoas.

As entradas no evento variam entre os cinco e os 10 euros, podendo os interessados optar por um passe para os nove dias, no valor de 25 euros.

Leia Também: Surgiram novos detalhes sobre a PlayStation 5 Pro

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório