Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 16º

Lucros da Nokia sobem 46% no 1.º trimestre de 2024

A Nokia registou um lucro líquido de 501 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024, uma subida de 46% relativamente aos 342 milhões registados no ano anterior, avançou hoje a empresa.

Lucros da Nokia sobem 46% no 1.º trimestre de 2024
Notícias ao Minuto

12:51 - 18/04/24 por Lusa

Tech Nokia

Os ganhos não recorrentes de licenciamento da Nokia contribuíram para o lucro, ainda que o valor tenha sido inferior ao previsto pelos analistas.

O lucro líquido atribuível aos acionistas foi de 497 milhões de euros, um aumento de 332 milhões de euros em relação ao ano anterior.

As vendas da Nokia caíram 20% para 4,7 mil milhões de euros.

A debilitação do mercado de equipamentos de telecomunicações, onde os operadores estão a reduzir os investimentos em 5G e outras tecnologias devido à incerteza económica e aos elevados custos de financiamento, prevaleceu no primeiro trimestre "como esperado", disse o presidente executivo da Nokia, Pekka Lundmark.

"No entanto, registámos uma melhoria contínua na entrada de encomendas, o que significa que continuamos confiantes num segundo semestre mais forte e na concretização das nossas perspetivas para o ano inteiro", afirmou Lundmark em comunicado.

A empresa sediada em Espoo, na Finlândia, é uma das principais fornecedoras mundiais de 5G, a última geração de tecnologia de banda larga, juntamente com a sueca Ericsson, a chinesa Huawei e a sul-coreana Samsung.

A rival nórdica Ericsson relatou dificuldades semelhantes no mercado, com uma grande queda nas vendas no primeiro trimestre.

O presidente executivo da Nokia disse ainda que a unidade de rede móvel, a segunda maior entidade de negócios da Nokia, foi impactada por níveis particularmente baixos de gastos em tecnologia 5G na América do Norte e na Índia durante o primeiro trimestre.

Leia Também: O mais famoso telemóvel da Nokia pode ter direito a novo modelo em maio

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório