Google quer revolucionar futebol com ajuda de IA (e do Liverpool)

Os investigadores da DeepMind acreditam que o protótipo de uma das suas ferramentas já é melhor a planear pontapés de canto do que treinadores humanos.

LIVERPOOL, ENGLAND - JANUARY 01: (THE SUN OUT, THE SUN ON SUNDAY OUT) Mohamed Salah of Liverpool during the Premier League match between Liverpool FC and Newcastle United at Anfield on January 01, 2024 in Liverpool, England. (Photo by Andrew Powell/Liverp

© Getty Images

Miguel Patinha Dias
15/04/2024 10:00 ‧ 15/04/2024 por Miguel Patinha Dias

Tech

Inteligência Artificial

Os investigadores da divisão DeepMind da Google dizem num estudo partilhado na revista científica Nature Communications que o seu protótipo de Inteligência Artificial (IA) já é melhor a planear pontapés de canto em jogos de futebol - tanto a atacar, como a defender.

A DeepMind desvendou em março um protótipo do TacticAI, uma ferramenta criada em colaboração com o Liverpool FC da Premier League durante um período de três anos. Sabe-se que este protótipo foi desenvolvido recorrendo a dados obtidos de mais de sete mil pontapés de canto em jogos da liga inglesa.

“O que é mais entusiasmante [sobre futebol] para mim é que é um jogo que existe entre arte e ciência. Há muita autoridade no jogo, mas ainda podemos usar dados para tomar melhores decisões”, afirmou Zhe Wang, um dos responsáveis pelo TacticAI.

Leia Também: Há mais um serviço da Google a caminho do 'cemitério'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas