Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Próximo eclipse solar total será visível a partir de Portugal

A melhor região para assistir ao fenómeno será em Bragança.

Próximo eclipse solar total será visível a partir de Portugal
Notícias ao Minuto

11:10 - 12/04/24 por Miguel Patinha Dias

Tech Espaço

A semana ficou marcada pelas belas imagens do eclipse solar total que teve lugar na América do Norte, um fenómeno que infelizmente só pode ser observado em Portugal a partir de transmissões feitas pela Internet. No entanto, não terá de esperar tanto quanto pensa para ver um eclipse no nosso país.

Diz o site EarthSky que o próximo eclipse solar total terá lugar no dia 12 de agosto de 2026 e, ainda que Espanha, a Islândia, a Gronelândia e a Rússia sejam os principais ‘pontos de passagem’, haverá uma pequena parte a norte de Portugal - na zona de Bragança - onde será possível assistir ao fenómeno.

Quanto ao resto do nosso país, deverá ser possível assistir ao eclipse de forma parcial, proporcionando certamente e ainda assim um espetáculo visual digno de nota.

Caso queira desfrutar de tantos eclipses quanto possível, saiba que poderá fazer um autêntico 'roteiro' de viagens para os próximos anos. Isto porque, como conta o ElPaís, Espanha terá, além deste eclipse solar total de 2026, mais dois destes fenómenos nos dois anos seguintes.

Em 2027 terá lugar outro eclipse solar total no sul de Espanha, enquanto em 2028 será possível assistir a um eclipse anular que - devido ao facto de a Lua se encontrar um pouco mais distante da Terra no momento de passagem pelo Sol - fará com que se crie a ilusão de um 'anel de fogo'.

Leia Também: NASA mostra-lhe um eclipse solar total como nunca viu

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório