Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Satélite português AEROS é "reflexo da maturidade alcançada pelo setor"

Quem o diz é o responsável pela Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde.

Satélite português AEROS é "reflexo da maturidade alcançada pelo setor"
Notícias ao Minuto

14:50 - 04/03/24 por Miguel Patinha Dias

Tech Espaço

Será esta segunda-feira, dia 4 de março, pelas 21h18 (hora de Lisboa) que rumará até ao Espaço o segundo satélite português - de nome AEROS - que terá como objetivo estudar os oceanos.

Este é o primeiro satélite português a ser lançado para o Espaço nos últimos trinta anos. O primeiro, de nome PoSat-1, foi lançado em 1993 e foi, entretanto, desativado. É, portanto, um momento importante para a aeronáutica portuguesa e que tem neste pequeno satélite (com 30cm x 10cm) de apenas 4,5kg um momento importante de forma a ‘reativar’ a atividade espacial do nosso país.

O presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, refere mesmo este período de três anos entre os lançamentos dos dois satélites “não é sinónimo de estagnação”.

“Portugal teve um percurso de capacitação muito importante nas últimas décadas e o lançamento do AEROS, e outros que surgirão já este ano, é o reflexo dessa maturidade alcançada pelo setor”, nota Conde.

Esta é uma ideia que é sublinhada pelo CEO do CEiiA, José Luiz Felizardo, ao deixar antever uma intensificação do lançamento de novos satélites nos próximos tempos. “Estamos a construir uma cadeia de valor completa a partir de Portugal para nos tornarmos um dos principais atores no Espaço dentro de três anos”, nota o líder daquela que, em conjunto com a Thales Edisoft Portugal, é uma das empresas responsáveis pelo projeto.

Sabe-se que, além deste AEROS, até ao final do ano será lançado o ISTSat-1, um satélite desenvolvido em Portugal que estará no voo inaugural do novo foguetão da Agência Espacial Europeia, o Arianne 6.

Leia Também: Trinta anos depois, Portugal lança o seu segundo satélite para o Espaço

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório