Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

No Google Maps, Ponte 25 de Abril também está a aparecer com nome Salazar

A situação não passou despercebida nas redes sociais.

No Google Maps, Ponte 25 de Abril também está a aparecer com nome Salazar
Notícias ao Minuto

12:50 - 29/02/24 por Miguel Patinha Dias

Tech Google

Os residentes na zona de Lisboa que usam diariamente a Ponte 25 de Abril podem já ter reparado que a ponte que faz a travessia do Tejo tem direito a mais um nome no Google Maps.

Além de Ponte 25 de Abril, o Google Maps mostra a infraestrutura como Ponte Salazar, o nome original e que recebeu aquando da inauguração em 1966 como uma homenagem a António de Oliveira Salazar. Foi só com a ‘Revolução dos Cravos’, a 25 de Abril de 1974, que a ponte viria a ser rebatizada e e a receber o nome pelo qual é hoje conhecida - Ponte 25 de Abril.

Coincidentemente, a Ponte 25 de Abril foi tema num dos debates no âmbito das eleições legislativas, tendo um dos participantes - o candidato José Pinto Coelho pelo partido Ergue-te, sem assento parlamentar - recusado usar outro nome para a ponte que faz a travessia do Tejo que não o original.

O facto de os dois nomes surgirem agora no Google Maps levou a que muitos internautas se mostrassem surpreendidos em redes sociais como o X (ex-Twitter). Há também quem refira que a Ponte 25 de Abril esteja a ser alvo de uma ‘campanha’ de apoiantes de movimentos de extrema-direita para alterar o nome da estrutura ao fazer pedidos de correção para o antigo nome.

Entretanto, ao Notícias ao Minuto os representantes da Google em Portugal confirmaram a situação, afirmando-se "conscientes" da mesma e salvaguardando que o nome da ponte já foi atualizado. 

"Os nossos sistemas automáticos e os operadores qualificados trabalham ininterruptamente para monitorizar o Maps na procura de comportamentos suspeitos, incluindo as edições incorretas em locais", pode ler-se numa nota enviada ao Notícias ao Minuto. "Também facilitamos o processo das pessoas para denunciarem locais falsos e conteúdo impróprio, o que nos ajuda a manter uma informação autêntica e confiável no Maps", é ainda acrescentado.

[Notícia atualizada com a reação da Google às 14h41]

Leia Também: Horários da STCP em tempo real chegam ao Google Maps até final do ano

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório