Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Sapo lança projeto de IA para ajudar a descodificar programas eleitorais

O Sapo lançou o projeto Pol(AI)tólogos, que cruza a inteligência artificial e a atualidade política, através do qual é possível descodificar os programas dos oito partidos/coligações com assento parlamentar, foi hoje divulgado.

Sapo lança projeto de IA para ajudar a descodificar programas eleitorais
Notícias ao Minuto

14:18 - 28/02/24 por Lusa

Tech Inteligência Artificial

Esta plataforma - https://www.sapo.pt/polaitologos -, alojada no espaço do agregador de notícias Sapo "Legislativas 2024", está "já disponível, com as notícias, os 'fact-checks', os artigos de opinião e as entrevistas divulgadas num ecossistema de mais de 150 parceiros".

O projeto apresenta três personagens criadas com IA, e com curadoria humana, que são elas o Catraio (uma criança de cinco anos), o Piadolas (humorista e crítico) e o Velho do Restelo (resmungão e pessimista), os quais irão analisar as propostas eleitorais e dar uma resposta através da inteligência artificial.

De acordo com o Sapo, o Poli(AI)tólogo tem capacidade de resposta a temas "amplamente abrangentes", "numa abordagem que pretende conjugar a utilidade da informação em causa e o humor que está presente na forma caricatural como personagens, programas e argumentos políticos são apresentados".

Este projeto permite também a interação com os leitores e as suas comunidades nas redes sociais.

No dia das eleições, o Sapo vai ter "uma equipa editorial reforçada dedicada à cobertura de todos os desenvolvimentos, à observação distanciada da realidade e ao comentário atento sobre o desenrolar de mais uma data decisiva para o destino do país".

Leia Também: Empresas chinesas disputam pessoal com competências em IA

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório