Esta plataforma - https://www.sapo.pt/polaitologos -, alojada no espaço do agregador de notícias Sapo "Legislativas 2024", está "já disponível, com as notícias, os 'fact-checks', os artigos de opinião e as entrevistas divulgadas num ecossistema de mais de 150 parceiros".
O projeto apresenta três personagens criadas com IA, e com curadoria humana, que são elas o Catraio (uma criança de cinco anos), o Piadolas (humorista e crítico) e o Velho do Restelo (resmungão e pessimista), os quais irão analisar as propostas eleitorais e dar uma resposta através da inteligência artificial.
De acordo com o Sapo, o Poli(AI)tólogo tem capacidade de resposta a temas "amplamente abrangentes", "numa abordagem que pretende conjugar a utilidade da informação em causa e o humor que está presente na forma caricatural como personagens, programas e argumentos políticos são apresentados".
Este projeto permite também a interação com os leitores e as suas comunidades nas redes sociais.
No dia das eleições, o Sapo vai ter "uma equipa editorial reforçada dedicada à cobertura de todos os desenvolvimentos, à observação distanciada da realidade e ao comentário atento sobre o desenrolar de mais uma data decisiva para o destino do país".
Leia Também: Empresas chinesas disputam pessoal com competências em IA