Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Pampilhosa da Serra promove-se como destino para observar o Espaço

O município da Pampilhosa da Serra, no interior do distrito de Coimbra, lançou uma campanha sobre a tranquilidade do concelho e as condições únicas daquele território para observar estrelas e planetas.

Pampilhosa da Serra promove-se como destino para observar o Espaço
Notícias ao Minuto

11:00 - 26/02/24 por Lusa

Tech Espaço

A campanha "Uma mensagem de um dos lugares mais pacíficos do Universo", com suporte em filme, promove o céu estrelado como principal atrativo do concelho, referiu a autarquia.

"'Uma mensagem de um dos lugares mais pacíficos do Universo' destaca a tranquilidade natural desta região e promove a sua principal marca turística: o imenso céu estrelado com condições únicas para a observação astronómica, reconhecido pela Fundação Starlight do Instituto de Astrofísica das Canárias".

Para o presidente da Câmara, Jorge Custódio, a campanha pretende destacar a serenidade de Pampilhosa da Serra e as condições únicas da região para ver estrelas e planetas.

"Um espetáculo incrível que pode ser visto com os pés na serra e os olhos no céu, o ano todo", sublinhou o autarca, que convidou os visitantes "a experimentarem a magia do lugar, um dos mais pacíficos da Terra, e a partilharem essa paz com todo o mundo".

Jorge Custódio salientou ainda que é na Pampilhosa da Serra que se desenvolve a investigação científica dedicada ao espaço, através do Observatório Espacial de exploração astronómica e observação do Universo profundo.

O Observatório dispõe de um radiotelescópio, um telescópio e um radar espacial e, muito em breve, de um radiotelescópio solar único na Europa para a observação da radioatividade e das erupções solares.

"Com o céu estrelado como principal atrativo, o concelho procura posicionar-se como um destino turístico para famílias, desportistas, entusiastas e amantes das ciências espaciais e astronómicas, mas também da fotografia e da gastronomia típica serrana", reiterou o presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra.

Leia Também: Já viu um arco-íris noturno? Fenómeno raro decorou céu de Trás-os-Montes

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório