Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 15º MÁX 26º

Google suspende programa de criação de imagens de pessoas após problemas

A Google anunciou hoje a suspensão da criação de imagens de pessoas no seu instrumento de Inteligência Artificial (IA) generativa Gemini, depois de "problemas recentes" com esta funcionalidade.

Google suspende programa de criação de imagens de pessoas após problemas
Notícias ao Minuto

22:12 - 22/02/24 por Lusa

Tech Google

O conglomerado da informática tinha lançado este novo programa nos EUA, no início de fevereiro, mas ainda não estava disponível na Europa.

Desde então surgiram críticas nas redes sociais a apontar erros sobre algumas imagens criadas, em particular relativos ao género e à diversidade em acontecimentos históricos.

Vários utilizadores realçaram que o Gemini estava a sub-representar as pessoas brancas nas imagens geradas.

"Estamos a procurar resolver os problemas recentes ligados à funcionalidade geração de imagens do Gemini. Entretanto, vamos suspender a geração de imagens de pessoas e, em breve, vamos disponibilizar uma versão melhorada", disse Jack Krawczyk, o diretor de produto na Google que está a dirigir o projeto Gemini, à AFP.

Desde o fim de 2022 e com o sucesso do ChatGPT, a IA generativa, capaz de produzir toda a espécie de conteúdos [texto, som, imagem ou vídeo] a simples pedido formulado em linguagem corrente, suscitou uma mobilização massiva e todos os grandes operadores do setor tecnológico se envolveram no desenvolvimento de instrumentos para as organizações e os particulares.

Cada vez mais desenvolvida, esta tecnologia também suscitou desenvolvimentos análogos no sistema de alertas.

Na semana passada, vinte das empresas mais avançadas neste domínio, entre as quais Meta, Microsoft, Google e OpenAI, anunciaram o seu compromisso com o desenvolvimento de novas técnicas para identificar conteúdos com mentiras ou enviesamentos produzidos com recurso à IA.

Leia Também: Uma das opções mais pedidas está para chegar ao Google Messages

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório