Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
27º
MIN 14º MÁX 28º

Tinder testa verificação de identidade com passaporte no Reino Unido

A identidade será comprovada através da apresentação do passaporte ou da carta de condução para comparar com um vídeo filmado pelo próprio utilizador em versão 'selfie'.

Tinder testa verificação de identidade com passaporte no Reino Unido
Notícias ao Minuto

20:11 - 21/02/24 por Notícias ao Minuto

Tech Tinder

O Tinder está a testar verificações de identidade para os utilizadores britânicos. O processo funcionará através da apresentação do passaporte ou da carta de condução, que serão utilizados para comparar com um vídeo feito pelo próprio utilizador em versão 'selfie'.

Quem se candidatar a experimentar a versão inicial desta ferramenta vai ter um marcador no perfil a garantir que a sua idade e aparência são verdadeiros.

A aplicação de encontros tem vindo a ser repetidamente alvo de perfis fraudulentos, que podem pôr em perigo quem usa a plataforma.

A associação de solidariedade 'Apoio à Vítima' referiu, em declarações à BBC, que a medida é bem-vinda, mas que as aplicações como o Tinder "têm de ir mais longe". "Garantir a identidade da pessoa de forma obrigatória em todas as apps de encontros e não de forma opcional, seria uma medida mais forte", asseverou o porta-voz da organização.

"A fraude romântica é um crime devastador, particularmente devido à vergonha e estigma associados", acrescentou ainda.

No caso, o 'catfish', como é chamado, envolve uma pessoa começar uma relação romântica com outra em formato online, enquanto finge ser outra pessoa. Não poucas vezes com o intuito de ganhar a confiança do outro e exigir dinheiro.

Os utilizadores que passarem na verificação de identidade vão ganhar um ícone de uma câmara azul. Caso completem os dois passos, idade incluída - passam a ter um 'certinho' azul no perfil.

O sistema foi inicialmente testado pela primeira vez na Austrália e na Nova Zelândia em 2023. Chegaram à conclusão de que quem tinha a identidade validada tinha muito mais probabilidade de fazer 'match' do que quem não tinha.

Além do Reino Unido, a ferramenta vai ser testada também nos Estados Unidos, Brasil e México.

Leia Também: Tinder e outras 'apps' de encontros acusadas de promover uso compulsivo

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório