Criar palavras-passe seguras nem sempre é fácil, sobretudo, quando são necessárias para aceder a redes sociais, e-mail ou outras plataformas online, sendo também difícil não as esquecer. A DECO PROTeste decidiu disponibilizar algumas dicas para criar uma palavra-passe forte e segura, lembrando que os riscos podem ser maiores do que parecem, nomeadamente se tiver os seus cartões associados a determinadas contas.
Lembre-se que uma má password "deixa-o mais vulnerável ao roubo de dados e a ataques informáticos". Entre as dicas para criação de palavras-passe seguras está a utilização de uma palavra-passe única para cada conta.
"Crie uma palavra-passe única, se possível, para cada conta. Esta regra é especialmente importante quando tem informações sensíveis, como uma conta à qual o seu cartão bancário esteja associado ou que dá acesso ao seu homebanking. É muito importante definir uma palavra-passe forte para a sua conta de e-mail porque é através dela que se faz a recuperação de passwords. Garanta que é complexa o suficiente para que ninguém a consiga descobrir", aconselha a DECO PROTeste.
Outra dica é evitar utilizar dados pessoais. "Nomes de animais de estimação, datas de nascimento de familiares, moradas, números de telefone ou o nome da empresa para a qual trabalha podem ser descobertos com algumas táticas de 'engenharia social'".
Deve ainda inventar uma "'frase-passe'". Esta deve ser "o mais longa possível e conter maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números". Crie uma frase "em vez de usar frases conhecidas que podem ser facilmente acedidas". Por exemplo, "a frase 'Eu trabalho na DECO PROteste' pode ser transformada numa palavra-passe complexa, bastando para isso alterar algumas letras por números ou símbolos: '€uTrabAlh0n4DeCoProteste!'".
É muito importante guardar as palavras-passe só para si. Não as partilhe com outras pessoas e evite deixá-las acessíveis a terceiros, nomeadamente junto ao computador. Além disso "escrever as palavras-passe num caderno ou num documento Word no computador também não é boa ideia. Basta perder os seus bens pessoais para que alguém tenha acesso a todos os seus dados".
Deve também proteger as suas contas com autenticação por dois fatores. A "verificação em duas etapas pode ser mais trabalhosa, mas é recomendada para as contas mais importantes, como a caixa de e-mail ou o homebanking."
Mude as palavras-passe com frequência. "Um site ao qual acedia foi pirateado? Altere a palavra-passe. No site Have I Been Pwned? consegue inserir o seu endereço eletrónico e verificar se uma conta a ele ligada foi alvo de pirataria".
Use um gestor de palavras-passe. "É quase impossível que consiga criar e lembrar-se de um grande número de palavras-passe fortes. Um gestor de passwords é uma boa solução para este problema. Desta forma, pode usar uma palavra-passe única e forte para cada conta sem ter de a decorar".
Para saber mais pode ler o artigo da DECO PROTeste na íntegra aqui.
Leia Também: Homem que cresceu sem uma figura materna cria a sua própria 'Mãe' com IA