Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 15º

Lembra-se do que pesquisou na Wikipédia? Eis os artigos mais lidos do ano

O fenómeno 'Barbenheimer', Taylor Swift e muitos eventos desportivos foram algumas das páginas mais consultadas da enciclopédia digital.

Lembra-se do que pesquisou na Wikipédia? Eis os artigos mais lidos do ano
Notícias ao Minuto

10:51 - 06/12/23 por Notícias ao Minuto

Tech Wikipédia

O mais provável é que, a certa altura durante o ano, tenha recorrido à Wikipédia para esclarecer alguma dúvida. Seja para pesquisar algo rápido, para clarificar uma questão histórica ou para ficar a par de um determinado assunto da atualidade, a enciclopédia digital da Wikipédia tornou-se num importante recurso para muitos utilizadores, registando um total de 84 mil milhões de visualizações em páginas ao longo do último ano.

Segundo os dados lançados na terça-feira pelo próprio site, o ChatGPT foi o assunto mais pesquisado pelos utilizadores da Wikipédia, com mais de 49 mil milhões de visualizações. O tema da Inteligência Artificial (IA) foi constante o ano inteiro, mas o crescimento súbito e exponencial do ChatGPT e a forma como a sua tecnologia tem sido usada (e debatida) em escolas, serviços públicos, leis, discursos políticos e até sermões religiosos, levou a que muitos procurassem inteirar-se sobre o assunto.

A segunda página mais lida do ano foi o obituário de 2023 em inglês, uma entrada na enciclopédia que surge todos os anos no top 5 dos artigos mais lidos do ano, já que a lista vai sendo atualizada e consultada diariamente. Este ano, a página 'Deaths in 2023' ('Mortes em 2023', em inglês) foi lida mais de 42 mil milhões de vezes.

Seguem-se as entradas sobre o Campeonato do Mundo de Críquete de 2023 e sobre a liga de futebol indiana, nos lugares 3 e 4 (com 38 mil milhões e 32 mil milhões de visualizações, respetivamente) que servem para lembrar a dimensão e importância do mercado e da população da Índia em sites e serviços digitais.

No quinto lugar, está o artigo sobre o filme 'Oppenheimer', de Christopher Nolan, com 28  mil milhões de 'views'. Foram também registados valores elevados para entradas sobre o físico J. Robert Oppenheimer, o filme da Barbie e o fenómeno 'Barbenheimer', refletindo-se assim o impacto mediático de ambos os êxitos de Hollywood no consumo de redes sociais e na utilização da Wikipédia.

Outros temas muito pesquisados pelos utilizadores da enciclopédia incluem filmes indianos como 'Pathaan' e 'Jawan', a cantora Taylor Swift, Cristiano Ronald, Lionel Messi, Matthew Perry, Elon Musk, Lisa Marie Presley, entre outros.

Leia Também: O X foi invadido por "'trolls' e lunáticos", diz fundador da Wikipedia

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório