Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

Juiz bloqueia proibição do TikTok no estado norte-americano do Montana

Um juiz federal dos Estados Unidos bloqueou na quinta-feira, no estado do Montana, a proibição da rede social TikTok aprovada em maio, que deveria entrar em vigor em janeiro.

Juiz bloqueia proibição do TikTok no estado norte-americano do Montana
Notícias ao Minuto

07:00 - 01/12/23 por Lusa

Tech TikTok

Pelo menos 30 estados do país, além do Governo federal, já proibiram a utilização da aplicação chinesa em dispositivos oficiais, alegando receios de que a empresa proprietária da rede social, a ByteDance, partilhe os dados dos utilizadores com as autoridades de Pequim.

No entanto, a regra estabelecida para o Montana ia mais longe, proibindo qualquer utilização da aplicação em todo o estado. O TikTok e vários criadores de conteúdos processaram as autoridades pouco depois de a lei ter sido aprovada.

Na decisão de quinta-feira, que ainda pode ser revertida num julgamento não agendado, o juiz Donald Molloy disse que a interdição é mais uma tentativa de fiscalizar o papel da China na rede social do que de proteger os cidadãos do estado, de acordo com o jornal The Washington Post.

O Montana converteu-se em maio no primeiro estado do país a proibir totalmente o TikTok, embora outros estados geridos por republicanos estejam também a considerar medidas semelhantes.

O TikTok tem cerca de 100 milhões de utilizadores nos EUA e tornou-se rapidamente numa das redes sociais mais populares do globo, especialmente entre adolescentes.

Em março, o Governo dos EUA ameaçou a ByteDance com uma proibição nacional da aplicação se não colocasse à venda as ações na popular rede social.

No entanto, de acordo com a rádio pública norte-americana NPR, as autoridades do país retomaram recentemente as negociações com a empresa para tentar manter o TikTok a funcionar.

Leia Também: Lembra-se dele? TikToker revela origem do icónico toque da Nokia

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório