Os astronautas da Estação Espacial Internacional tiveram lugar de primeira fila para assistir à reentrada (explosiva) da nave Progress MS-23 da rússia.
A aeronave ficou destruída ao voltar a entrar na atmosfera da Terra, com as fotografias do momento a terem sido partilhadas por uma dos astronautas a bordo, Jasmin Moghbeli.
“Quatro horas depois de ter desacoplado, consegui avistar [o Progress] a arder na atmosfera e até captar algumas fotografias. Aconteceu mais rapidamente do que estava à espera e foi visível por apenas dois a três minutos. Pareciam fogos de artifício, especialmente quando se partiu”, contou Moghbeli na respetiva página na rede social X.
Felizmente, este acontecimento foi devidamente planeado. Ao contrário da Crew Dragon da SpaceX, a nave Progress não é reutilizável e, sendo assim, deve ser devidamente destruída - com este modo a ser a forma mais eficiente de o fazer.
Earlier today, @roscosmos cargo vehicle Progress undocked and departed from @Space_Station. Nearly four hours after undocking, I was able to spot it burning up in the atmosphere and even capture a few photos of it. It happened faster than I thought and was only visible for about… pic.twitter.com/P1aFj2HvEo
— Jasmin Moghbeli (@AstroJaws) November 29, 2023
Leia Também: China partilha nova imagem da sua nova estação espacial