Procurar

ESA divulga imagens incríveis do Espaço (incluindo erupção do Monte Etna)

A missão Copernicus Sentinel-2 captou recentemente uma imagem do Espaço da erupção de um dos vulcões mais ativos do mundo.

ESA divulga imagens incríveis do Espaço (incluindo erupção do Monte Etna) ESA divulga imagens incríveis do Espaço (incluindo erupção do Monte Etna)
Anterior Seguinte
Galeria

3 Fotos

© Agência Espacial Europeia

Notícias ao Minuto
22/11/2023 17:30 ‧ há 1 ano por Notícias ao Minuto

A Agência Espacial Europeia (ESA) publica imagens incríveis da Terra e do Espaço, semanalmente, mostrando os avanços científicos, descobertas ou (apenas) a beleza do planeta. Essas imagens são captadas a partir do espaço ou dos telescópios na Terra.

Cada imagem é captada por um instrumento de observação e pode ser vista em alta resolução e com explicações na página oficial da ESA.

Entre os quais estão o programa Copernicus, que observa a Terra a partir do espaço há 25 anos.

A missão Copernicus Sentinel-2 captou recentemente a erupção de um dos vulcões mais ativos do mundo, o Monte Etna, no domingo, expelindo "lava e nuvens de cinzas sobre a ilha mediterrânica da Sicília", como pode ver na foto número 1 partilhada na galeria de imagens.

"Esta imagem, captada a 13 de novembro pela missão Copernicus Sentinel-2, foi processada utilizando as bandas de infravermelhos de ondas curtas da missão para mostrar o fluxo de lava no momento da aquisição. Com cerca de 3.329 metros de altura, o Monte Etna encontra-se num estado de atividade quase constante", revela a ESA.

Por sua vez, o Telescópio Espacial James Webb captou "uma porção de 50 anos-luz de largura do centro denso da Via Láctea" (imagem 2).

"Estima-se que 500 mil estrelas brilham nesta imagem da região de Sagitário C, juntamente com algumas características ainda não identificadas", avança a ESA.

O Telescópio Espacial Hubble já está há 32 anos a navegar pelo espaço e deverá ser o aparelho que captou as imagens mais marcantes do Universo. Uma das quais - imagem número 3 da galeria - revela um "luminoso emaranhado de estrelas e poeira" que é "a galáxia espiral NGC 1385, que se encontra a cerca de 30 milhões de anos-luz da Terra".

Por fim, o programa Artemis, responsável pelas missões na Lua, é constituído por várias missões, estando a próxima (Artemis II) prevista para o próximo ano.

Leia Também: NASA partilha imagem (deslumbrante) de Júpiter captada pelo Hubble

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10