Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 20º MÁX 37º

Nem Marshmello, nem executivo da Adidas. Web Summit recebeu impostores

A dupla de ativistas é conhecida como The Yes Men e tinha como objetivo alertar para as condições laborais dos trabalhadores da Adidas.

Nem Marshmello, nem executivo da Adidas. Web Summit recebeu impostores
Notícias ao Minuto

11:55 - 17/11/23 por Miguel Dias

Tech Web Summit

Confirma-se: uma dupla de ativistas conhecida como The Yes Men foi quem esteve por trás de uma conferência da Web Summit onde foram anunciados (e onde falaram) o DJ e produtor Marshmello e um executivo da marca desportiva Adidas. Ambos eram impostores e a organização não deu por isso.

Numa nota partilhada no site oficial, a dupla revela tudo o que se passou e como enganou a organização da cimeira tecnológica.

A dupla é composta por duas pessoas, conhecidos pelos pseudónimos Andy Bichlbaum e Mike Bonanno, que interpretaram (respetivamente) os papéis de um pretenso executivo da Adidas, Aristide Feldholt, e do DJ e produtor Marshmello. 

A participação da dupla The Yes Men teve o objetivo de “atingir a Adidas por inação sobre questões laborais”, criando assim uma sátira sob a forma do adiVerse - um “oásis virtual” que levaria a Adidas a recompensar dezenas de milhares de trabalhadores mal pagos e com condições de trabalho aquém do esperado por via de uma nova criptomoeda de nome adiCoin.

Mais ainda, esta adiCoin seria gerada por um ‘chip’ implantado nos corpos dos trabalhadores da marca e que manteria um registo da produtividade em tempo real. A dupla The Yes Men nota através do comunicado dirigido aos jornalistas que nem a alusão às origens Nazi da Adidas e ao trabalho forçado nos campos de concentração foi suficiente para suscitar dúvidas.

A apresentação do conceito levou até o falso Marshmello a apresentar uma ‘nova’ música de nome ‘All Day I Dream’ e a formação de dança Lisbon Breakers a executarem uma coreografia.

“Precisamos realmente de alguns adultos na sala. Os ‘techies’ claramente não estão a prestar atenção. É como ter milhares de pequenos [Adolf] Eichmanns, mas a seguirem dinheiro em vez de ordens”, notou Bichlbaum.

Sublinhe-se que Marshmello já reagiu às notícias, sublinhando que não esteve em Lisboa. “Quem quer que a Web Summit tenha contratado para atuar e dar entrevistas não era eu. As minhas desculpas a todos os que foram enganados pelo impostor, a minha equipa jurídica já contactou a Web Summit”, pode ler-se na mensagem partilhada pelo produtor e DJ.

O Notícias ao Minuto contactou a Web Summit para esclarecer a situação, mas até ao momento ainda não obteve resposta.

Leia Também: Chegou ao fim (mais uma) Web Summit. Veja as imagens do último dia

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório