Tesla vence processo que culpou software por acidente mortal nos EUA

A tecnologia permite que um automóvel conduza com um certo grau de autonomia, mas tem sido criticada por não ser fiável.

Notícia

© Tesla

Notícias ao Minuto
04/11/2023 08:07 ‧ 04/11/2023 por Notícias ao Minuto

Tech

Califórnia

Um júri da Califórnia ilibou a Tesla por um alegado defeito do software do carro na terça-feira num processo movido pelos advogados das vítimas que alegaram que o acidente ocorreu na sequência de um erro do sistema 'Autopilot' da marca.

O condutor do Tesla Model 3 morreu e dois passageiros ficaram gravemente feridos na sequência do acidente.

A tecnologia permite que um automóvel conduza com um certo grau de autonomia, mas tem sido criticada por não ser fiável, refere o New York Times.

A decisão poderá ser um indicador de como os jurados e juízes decidirão em vários outros casos semelhantes que estão pendentes em todo o país, assim como poderá afetar a perceção dos consumidores sobre a qualidade dos veículos da Tesla.

O processo foi movido por Lindsay Molander e pelo filho, Parker Austin, os sobreviventes do acidente ocorrido em junho de 2019. Micah Lee morreu depois do carro ter saído repentinamente de uma estrada, ter batido numa palmeira e incendiado.

Segundo as vítimas, o acidente foi causado por uma avaria do software de assistência ao condutor do automóvel.

Durante as alegações finais do julgamento, o advogado citou documentos internos da Tesla, que, segundo ele, mostram que a empresa estava ciente de um defeito no software que poderia fazer com que o carro se desviasse repentinamente.

Por sua vez, os advogados da marca automóvel argumentaram que a culpa era de um erro humano, uma vez que o condutor teria consumido várias bebidas num restaurante e tinha álcool no sangue, de acordo com testes efetuados várias horas após o acidente.

Leia Também: Homem instala painel de botões na tela do Tesla Model Y e gera polémica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas