Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Seis em cada 10 jovens com 18 anos passa 4h ou mais por dia na internet

Seis em cada dez jovens com 18 anos usam a Internet durante quatro horas ou mais, por dia, anunciou hoje o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

Seis em cada 10 jovens com 18 anos passa 4h ou mais por dia na internet
Notícias ao Minuto

19:54 - 17/10/23 por Lusa

Tech SICAD

De acordo com a mesma fonte, cinco em cada dez dos jovens nesta faixa etária usa as redes sociais durante quatro horas ou mais. As pesquisas online, os jogos e as apostas, são outras atividades que prendem a atenção dos jovens durante o período indicado.

O trabalho permitiu identificar que três em cada 10 jovens naquela idade "experienciaram recentemente um de sete problemas" que atribuíram à utilização da internet (31%), principalmente em situações de mal estar emocional (18%).

Os dados constam no relatório "Comportamentos Aditivos aos 18 anos: consumo de substâncias psicoativas - inquérito aos jovens participantes no Dia da Defesa Nacional 2022".

Destaca-se o início mais precoce por parte dos rapazes, bem como uma utilização mais intensiva em tempo passado a jogar.

"Por outro lado, as raparigas tendem a passar mais tempo nas redes sociais do que os rapazes", mas a experiência de problemas é semelhante.

"Os indicadores de uma utilização mais intensiva (seis horas ou mais por dia) têm-se mantido relativamente estáveis. Contudo, globalmente, a prevalência de jovens que permanecem na internet durante cinco horas ou mais por dia aumentou 11 pontos percentuais entre 2017 e 2022", referem os autores do documento.

Comportamentos Aditivos aos 18 anos - Inquérito aos jovens participantes no Dia da Defesa Nacional é um projeto de investigação e monitorização que assenta num inquérito nacional, a todos os jovens de 18 anos, participantes no Dia da Defesa Nacional, realizado todos os anos, desde 2015, com uma interrupção em 2020, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia COVID-19.

O inquérito é feito através de um questionário de preenchimento anónimo, sobre consumos de substâncias psicoativas e utilização da internet, no âmbito de uma parceria com o Ministério da Defesa Nacional.

Leia Também: Austrália multa X e avisa Google sobre conteúdos de pedofilia

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório