Comprar um tablet especialmente concebido para idosos pode sair mais caro do que um normal, revela a DECO Proteste, considerando que os convencionais continuam a ser a melhor solução. Há, contudo, alguns ajustes que podem ser feitos de modo a facilitar a sua utilização.
"Adaptar um tablet para seniores não é uma tarefa difícil. Existem muitas formas de melhorar a acessibilidade e de remover funções desnecessárias do ecrã principal", explica a organização de defesa do consumidor.
O que fazer? Siga estas quatro dicas:
- Apresentação e tamanho do texto: "Aumente a dimensão da letra e escolha um tipo de letra simples para tornar o texto mais legível";
- Recorra à função de ampliação para aumentar o ecrã: "Os ícones e os menus ficam maiores, mas pode ter de deslizar o ecrã mais vezes";
- Desligue o menu na parte inferior do ecrã: "Isto torna a navegação clássica mais clara para as pessoas mais velhas";
- Utilize a lupa: "Permite-lhe aumentar certas partes de um texto. Esta função não está disponível em todos os tablets Android".
Além disso, "existem aplicações para o ecrã inicial (ou launcher) que permitem personalizar os tablets com Android", que "podem ser instaladas a partir da respetiva loja de aplicações".
"Depois da instalação, os utilizadores podem personalizar o ecrã principal e agrupar as aplicações em pastas", nota a organização.
Segundo a DECO Proteste, "estas ferramentas são ideais para auxiliar pessoas que possuam dificuldade visual, pois disponibilizam ícones, imagens e texto grandes".
Leia Também: Professores suecos recuam no digital e regressam aos manuais em papel