Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

App incentiva à partilha de fotos, indícios ou ameaças a lobos

A aplicação Eu Vi Um Lobo quer envolver a comunidade na recolha de informação sobre a espécie protegida, permitindo a todos os cidadãos partilhar anonimamente fotografias georreferenciadas do animal, indícios da sua presença e de potenciais ameaças.

App incentiva à partilha de fotos, indícios ou ameaças a lobos
Notícias ao Minuto

13:38 - 04/10/23 por Lusa

Tech Aplicação

Desenvolvida pela Plataforma Lobo Ibérico (loboibérico.pt), a aplicação para telemóveis desafia a sociedade a contribuir para a conservação da espécie em Portugal.

"A ideia é criar um laço maior entre os cidadãos e a conservação da natureza", afirmou hoje à agência Lusa Bruno Arrojado, um dos promotores da plataforma.

A aplicação é gratuita e os contributos são anónimos. "Para nós o mais importante é o registo em si", apontou.

Através desta app, os cidadãos podem enviar fotografias georreferenciadas de lobos, de indícios de presença desta espécie e também de potenciais ameaças.

Os dados serão disponibilizados, de forma anónima, às autoridades e aos investigadores, permitindo mapear a ocorrência da espécie e de possíveis ameaças, ajudando à conservação do lobo e do seu ecossistema.

A plataforma especificou que os dados partilhados serão úteis para mapear a ocorrência do lobo e das suas presas e, sempre que possível e relevante, para identificar e denunciar possíveis ameaças à espécie e ao seu ecossistema, como, por exemplo, a presença de laços ou de iscos/carcaças envenenados.

Bruno Arrojado salientou que a iniciativa "tem uma vertente que não toca só no lobo, mas em toda a natureza".

Lançada há cerca de seis meses, a plataforma junta os biólogos Francisco Álvares, Lemuel Silva e Sílvia Ribeiro e o informático Bruno Arrojado, tem como missão reunir informação científica e juntar a informação que existe, mas está dispersa, sobre o lobo em Portugal.

Naquele sítio 'online' é possível, por exemplo, observar mapas da evolução do lobo-ibérico ao longo do século XX, das alcateias confirmadas e prováveis em Portugal entre 2002 e 2019 e até de fojos visitáveis, as antigas armadilhadas usadas para capturar este animal, e ainda se pode recolher informação sobre a sua alimentação ou ameaças.

"A ideia é criar um espaço de informação correta à volta do animal, sem mitos", afirmou Bruno Arrojado.

Paralelamente, segundo o responsável, a plataforma apoia ações de conservação do lobo no terreno, doando parte dos lucros da venda de produtos da sua loja 'online' a projetos que promovem a coexistência como, por exemplo, os que apoiam os produtores pecuários a melhorar a proteção do gado.

A loja inclui artigos exclusivos e serviços alusivos ao lobo e ao seu ecossistema e produtos oriundos de regiões onde a espécie está presente, e dá prioridade a artistas nacionais e a produtores que adotem boas práticas de coexistência com o lobo.

De acordo com o último censo nacional, realizado em 2002/2003, estima-se que existam cerca de 300 lobos em Portugal, distribuídos por um total de 63 alcateias e ocupando uma área de aproximadamente 20.400 quilómetros quadrados.

Os resultados do censo nacional realizado recentemente, que foi coordenado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), ainda não são conhecidos.

A norte do rio Douro, o lobo encontra condições de sobrevivência mais favoráveis, com os principais redutos da espécie situados nas serras do Alto Minho e de Trás-os-Montes, em particular as abrangidas pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês e pelos parques naturais de Montesinho e do Alvão.

Leia Também: Criadores de 'Pokémon Go' estão de volta com nova app

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório