ChatGPT pode prejudicar trabalho em escritório, diz estudo
A IA pode, no entanto, ser útil para algumas tarefas.

© Shutterstock
Um novo estudo partilhado pelo Boston Consulting Group indica que o ChatGPT pode, afinal, prejudicar o desempenho de trabalhadores que decidam usar a ferramenta de Inteligência Artificial (IA) para completarem determinadas tarefas.
Para a conclusão do estudo o Boston Consulting Group alocou 758 consultores a três grupos diferentes: o primeiro sem acesso a IA, o segundo com acesso ao ChatGPT e o terceiro com acesso ao ChatGPT e a vídeos e documentos com instruções. Depois, entre estes três grupos, foram distribuídos dois tipos de tarefas - um com tarefas ao alcance do que a IA é capaz de fazer e outro com tarefas mais abstratas onde a tecnologia tem maior dificuldade.
Chegando ao final do estudo ficou claro que as capacidades da IA foi incapaz de lidar com tarefas fora da sua área de competência mas, pior ainda, induzia muitas vezes os consultores em erro que, sem conhecimento para tal, aceitavam estas respostas.
“Temos de ter consciência quando usamos IA generativa”, afirmou ao Business Insider um dos responsáveis pelo estudo, Saren Rajendran, notando que, apesar de IA ser útil em algumas tarefas, ainda pode levar a erros.
Leia Também: OpenAI removeu a maior limitação do ChatGPT
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários