Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 28º

Concurso de 4,9 milhões para 'hub' tecnológico no porto de Leixões

O concurso público para a construção de uma infraestrutura tecnológica destinada ao desenvolvimento da economia azul no Porto de Leixões, em Matosinhos, abriu há uma semana com o preço base de 4,9 milhões de euros, foi hoje anunciado.

Concurso de 4,9 milhões para 'hub' tecnológico no porto de Leixões
Notícias ao Minuto

15:09 - 03/08/23 por Lusa

Tech Inovação

Em comunicado, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), entidade que lidera o consórcio do projeto, esclarece que os candidatos têm 90 dias para submeter as suas propostas a concurso.

O concurso público para a construção da infraestrutura, intitulada HUB AZUL, foi publicado a 28 de julho em Diário da República.

O caderno de encargos prevê que a obra seja edificada na Plataforma Logística do Porto de Leixões, no concelho de Matosinhos, no distrito do Porto, devendo ficar concluída até ao final de 2025.

A obra, que implica a construção de um tanque central multiusos, cuja profundidade pode atingir os 30 metros, tem de ficar concluída num ano.

O novo HUB AZUL, infraestrutura científica, tecnológica e de inovação, reúne um conjunto de capacidades nas áreas das engenharias oceânicas e da biotecnologia azul, com o intuito de promover sinergias para os processos de inovação na área do mar.

"O objetivo desta plataforma é colmatar a falta de zonas de teste em ambiente relevante para o desenvolvimento de tecnologias oceânicas em Portugal", acrescenta o INESC TEC.

As tecnologias marinhas para o desenvolvimento em 'offshore' [afastado da costa], o teste de engenharia de materiais e sistemas capazes de resistir às condições do oceano, a criação de um biobanco de recursos marinhos nacionais, o laboratório de biotecnologia azul e o centro de mergulho científico serão algumas das principais valências desta infraestrutura.

Além do instituto do Porto, o consórcio responsável pelo HUB AZUL LEIXÕES é composto pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a Câmara Municipal de Matosinhos, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e o Fórum Oceano.

Leia Também: NOS lidera consórcio 5G com investimento de 8 milhões de euros

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório