Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

À procura de uma nova TV? Eis os pormenores a que deve estar atento

Fique atento às funcionalidades que considera essenciais na sua próxima televisão.

À procura de uma nova TV? Eis os pormenores a que deve estar atento
Notícias ao Minuto

11:30 - 28/06/23 por Miguel Dias

Tech Dicas

Tal como acontece com outros produtos eletrónicos, comprar uma nova televisão é um processo moroso que exige não só o conhecimento de vários pormenores técnicos como também de uma comparação constante entre diferentes modelos de múltiplas marcas.

Há, no entanto, certos elementos básicos que vai querer ter em mente quando estiver à procura do modelo ideal para si.

Como conta a DECO Proteste, entre os pormenores a que deve estar atento está o tamanho do ecrã. Naturalmente, quanto maior for o ecrã mais caro será a televisão propriamente dita. No entanto, será que precisa de uma televisão gigante para um pequeno quarto? Lembre-se que o tamanho da divisão deve ser sempre levado em conta na escolha do tamanho de uma televisão nova.

Outro pormenor em que vale a pena pensar é o tipo de ecrã - sem dúvida um dos parâmetros mais técnicos e que dependerá muito da marca de que estamos a falar. Como refere a DECO, televisões com tecnologias OLED, Quantum Dot ou NanoCell serão um pouco mais pesadas para a carteira, com as opções mais em conta a terem quase todas tecnologia LCD Led - que já se encontra “muito amadurecida” e é “a melhor opção para quem valoriza a relação entre qualidade e preço”.

Por fim, a resolução do ecrã também é um elemento a ter em conta. A maioria das televisões atuais já oferecem resolução 4K por um preço mais razoável e, caso pretenda tirar partido das séries de serviços de streaming, recomendamos ainda que adquira uma televisão que inclua tecnologia HDR.

Verá que, nas lojas, já pode encontrar televisões 8K mas, tendo em conta a raridade de conteúdos nesta resolução, alto consumo energético e o preço mais elevado, diríamos que não tem muitas vantagens em escolher modelos deste tipo.

Serve recordar ainda que, caso pretenda uma televisão para jogar, terá de estar disposto a investir um pouco mais de dinheiro. Isto porque recursos como taxas de atualização mais elevadas e outras funcionalidades como taxa de atualização variável - como a Variable Refresh Rate (VRR), a AMD Freesync e a NVidia G-Sync - estão presentes apenas em modelos mais avançados.

Leia Também: Ansioso pelo novo 'Indiana Jones'? Há uma forma de ver os outros filmes

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório