Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 18º

Google abre portas a "diálogo para melhorar regulação" no Brasil

O gigante tecnológico Google afirmou hoje não ser "contra a regulação" das redes no Brasil e disse estar disposto a um "diálogo construtivo", depois de ter pressionado a retirar uma proposta que penalizava a difusão de notícias falsas.

Google abre portas a "diálogo para melhorar regulação" no Brasil
Notícias ao Minuto

23:10 - 27/06/23 por Lusa

Tech Brasil

O presidente da Google Brasil, Fabio Coelho, disse num evento em São Paulo que a empresa está aberta ao diálogo "para melhorar a regulação para que, mesmo que seja aparentemente boa, não acabe sendo perversa para todos".

Coelho disse relativamente às discussões sobre o chamado projeto de lei (PL) das 'Fake News' que a empresa se sentou para conversar com o autor da proposta, parlamentares e membros do Governo, para chegar a "uma regulação que funcione e seja boa para todos".

Em maio, a Google publicou na versão brasileira da sua página inicial um artigo intitulado "O PL das 'fake news' pode aumentar a confusão sobre o que é verdadeiro ou falso no Brasil".

A publicação foi assinada pelo diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas da Google Brasil, Marcelo Lacerda, e foi retirada após o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva ter ameaçado a empresa com sanções.

Além disso, o Supremo Tribunal Federal determinou que executivos de várias plataformas, incluindo o Google, prestassem depoimento à Polícia Federal sobre as suas tentativas de influenciar o debate parlamentar.

Após esta pressão, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, retirou da mesa de negociações o projeto de lei de votação e disse que este só seria votado se houvesse votos suficientes para avançar.

O projeto de lei visa penalizar as plataformas de redes sociais, como a Google, pela disseminação de conteúdos racistas ou de incitamento ao ódio, obrigando-as a remover as publicações sem necessidade de uma ordem judicial.

Leia Também: Rússia bloqueou acesso ao agregador de notícias da Google

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório