Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 28º

CEO da Apple alerta que governos terão dificuldades em regular IA

O diretor executivo da Apple, Tim Cook, alertou esta terça-feira que a tecnologia inerente aos 'chatbots' com Inteligência Artificial (IA) generativa é tão poderosa e muda tão rapidamente que os governos terão dificuldade em regulá-la.

CEO da Apple alerta que governos terão dificuldades em regular IA
Notícias ao Minuto

06:57 - 07/06/23 por Lusa

Tech Tim Cook

"A regulamentação [estatal] terá dificuldade em acompanhar o progresso desta tecnologia porque esta está a mover-se muito rápido", frisou.

Desta forma, as empresas "devem aplicar as suas próprias decisões éticas" para além das regras que os estados estabelecem, apontou Tim Cook numa entrevista à estação ABC divulgada esta terça-feira.

Cook apontou que os modelos de linguagem (LLM, large language models) que estão por trás de 'chatbots' como o ChatGPT da OpenAI, o Bing da Microsoft e o Bard do Google são muito "promissores", mas podem ser uma faca de dois gumes.

"Acho muito importante ser muito determinado e cuidadoso no desenvolvimento e implementação destes LLM porque sendo tão poderosos, preocupamo-nos com coisas como a desinformação", destacou o CEO da Apple.

Na semana passada, um grupo de mais de 300 especialistas e investigadores do setor, incluindo o CEO do Google DeepMind, Demis Hassabis, o CEO da Anthropic, Dario Amodei, e o CEO da OpenAI, Sam Altman, alertaram numa carta que a IA representa um "risco de extinção" comparável a pandemias ou guerra nuclear.

Tim Cook confessou, na entrevista, que o próprio utiliza o ChatGPT e que essa tecnologia é algo que a sua empresa "está a analisar de perto".

No que diz respeito à IA em geral, o principal representante da Apple lembrou que esta é uma tecnologia que já está integrada nos produtos da sua empresa, mas que quando as pessoas a utilizam não pensam "nela como IA".

Esta semana a Apple celebra a Worldwide Developers Conference (WWDC), que decorre na sua sede em Cupertino (EUA), tendo a empresa apresentado vários produtos, dos quais o mais destacado foi o "Apple vision Pro", um conjunto de óculos e auscultadores de realidade mista com os quais os utilizadores poderão viver experiências de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA).

Leia Também: Guterres propõe pacto global para gerir desenvolvimento da IA

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório