Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Comprar um telemóvel novo? O ChatGPT tem conselhos para lhe dar

Questionámos a ferramenta de Inteligência Artificial sobre como comprar um novo dispositivo móvel.

Comprar um telemóvel novo? O ChatGPT tem conselhos para lhe dar
Notícias ao Minuto

09:08 - 29/05/23 por Notícias ao Minuto

Tech Telemóvel

Comprar um telemóvel é sempre uma decisão difícil de tomar. Afinal, com tantas marcas diferentes disponíveis e tantas especificações distintas, escolher um modelo que seja certo para si é motivo de passar algumas horas a comprar os mais diversos telemóveis.

Caso esteja neste processo, vai certamente apreciar os conselhos que o ChatGPT tem para lhe dar e, para o ajudar, decidimos perguntar à ferramenta de texto com Inteligência Artificial (IA) da OpenAI qual é a melhor forma de escolher um novo dispositivo móvel.

O ChatGPT começa a resposta indicando que entre as principais fabricantes de telemóveis no mercado português encontramos a Apple, a Samsung, a Huawei, a Xiaomi, a OnePlus e outros, notando que cada uma destas marcas oferece diferentes propostas de acordo com o orçamento dos clientes.

O primeiro conselho do ChatGPT é mesmo esse: definir um orçamento. “Defina um orçamento claro para o seu novo telemóvel. Isso ajudará a reduzir suas opções e garantir que você encontre um dispositivo que atenda às suas necessidades sem ultrapassar seu orçamento”, pode ler-se na resposta.

Outra recomendação passa por avaliar as necessidades e preferências pessoais, ou seja, o motivo que o leva realmente a comprar um dispositivo móvel novo. “Valoriza uma câmera de alta qualidade, desempenho de jogos, longa duração da bateria, tela grande, sistema operacional específico (como iOS ou Android) ou algum recurso especial? Considere suas preferências pessoais ao escolher o smartphone certo”, nota a IA.

A “pesquisa e comparação” é, claro, parte destas recomendações e é também a etapa mais morosa do processo. “Realize uma pesquisa sobre os modelos mais recentes disponíveis no mercado e compare suas especificações, recursos e preços”, aconselha o ChatGPT, apontando para os “sites especializados em análises de smartphones que podem fornecer informações detalhadas e comparações úteis”.

Da mesma forma que deve estar atento a estes sites especializados, o ChatGPT recomenda que leia “avaliações de utilizadores”, o que lhe vai permitir ter “informações valiosas sobre a qualidade, desempenho e durabilidade” do telemóvel que pretende adquirir.

Por fim, caso tenha essa possibilidade, o ChatGPT recomenda que se dirija a uma loja física, uma vez que poderá dar-lhe a oportunidade de “ver e manusear os telemóveis que está a considerar” e que lhe permitirá ter uma ideia do tamanho e peso do equipamento.

Apesar destes cinco conselhos, o ChatGPT nota que “a escolha do melhor telemóvel é altamente subjetiva” e que tal escolha “depende das suas necessidades pessoais”, pelo que não haverá uma única resposta certa para grande parte das pessoas.

Leia Também: Responsável pelo ChatGPT sem planos para abandonar Europa

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório